Alunos do Curso de Engenharia Elétrica visitam Mini Usina de Energia Solar em Coivaras

Por João Fernandes

Um grupo de estudantes do curso de Engenharia Elétrica do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI) teve a oportunidade de visitar uma mini usina de Energia Solar, localizada na cidade de Coivaras, há 77 km de Teresina.

Grupo de estudantes do curso de Engenharia Elétrica visita mini usina solar em Coivaras

A visita técnica realizada na última quinta-feira (29) teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade prática do setor de energias renováveis, permitindo que eles conheçam, de perto, o funcionamento e as aplicações das tecnologias fotovoltaicas, como os seguidores solares, equipamentos que alteram a posição dos módulos fotovoltaicos ao longo do dia.

Para o professor Juan Aguiar, Coordenador do NUFPERPI, a experiência proporciona uma visão ampla sobre o potencial energético do sol e sua contribuição como um importante fator para o desenvolvimento econômico do nosso Estado.

“Conhecemos a parte técnica e as tecnologias utilizadas, como os seguidores solares, que são instalados na usina. Além disso, observamos as tecnologias de telecomunicações presentes na planta solar. Ou seja, acompanhamos toda essa tecnologia, incluindo a produção de energia e as particularidades que surgem. Essa é uma etapa importante na relação entre os alunos e o mercado de trabalho”, comenta o professor.

Alunos conhecem a realidade prática do setor de energias renováveis

A mini usina elétrica instalada em Coivaras faz parte de um projeto de PPP (Parceria Público-Privada) de mini usina solar gerenciadas pela Superintendência de Parceria e Concessões do Piauí – SUPARC  e visa atender a Secretaria de Estado da Saúde, sendo muito importante para autossuficiência de energia elétrica na região norte do Estado e um exemplo matriz elétrica sustentável.

Para o aluno Lucas Corrêa, discente 5° período do curso de Engenharia Elétrica,  vivenciar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no curso é um processo relevante para a sua formação.  “Os aspectos observados foram vários. Ali podemos observar, na prática, vários conhecimentos importantes que aprendemos em sala de aula.  Tanto a parte de geração de energia nas placas solares, transformação da energia elétrica de corrente contínua em corrente no inversor e vimos de perto transformadores usados para modificar a tensão. A vista também reforça a importância das energias renováveis no contexto atual”, destaca o aluno.

Confira outros momentos da ação