Alunos de Zootecnia participam da 32° edição do Congresso Brasileiro de Zootecnia

Por Giovana Andrade

Alunos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, participaram da 32° edição do Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2023), sediada em Natal, Rio Grande do Norte, nos dias 31 de maio a 2 de junho.
O evento é considerado a maior reunião latino-americana de profissionais da área e é promovido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).

Nesta edição, a temática foi sobre  “Pecuária 4.0 – Ciência, tecnologia e inovação na Zootecnia” e promoveu uma discussão importante sobre modernizações na área. O cronograma apresentou uma programação científica voltada para profissionais, estudantes, extensionistas, técnicos e produtores com interesse nas temáticas do evento.

A ação foi composta por palestras, mesas redondas, conferências técnicos-científicas, sessões de apresentação em pôster e comunicação oral, feira de exposições e diversas atividades, atendendo a necessidade de ampliação das discussões baseadas em abordagens multidisciplinares para tratar dos principais temas da área.

A Coordenadora do curso de Zootecnia, Profª Dinara Silva, pontua que foi uma experiência fantástica e de um aprendizado enorme. “Estivemos em Natal com um grupo de cinco alunos, juntamente com outros estudantes de Zootecnia do estado do Piauí, no trigésimo segundo Congresso Nacional de Zootecnia. Lá, tivemos a oportunidade de apresentar trabalhos científicos, participar de palestras, minicursos e do fórum coordenado pelo curso de Zootecnia. Foi uma experiência enriquecedora. Gostaria de destacar que tudo isso foi possível graças à parceria entre a UESPI, a Secretaria de Administração do Piauí e a Universidade Federal do Piauí”.

Rodolfo dos Santos Sousa, estudante do 6° período de Zootecnia, participou do Congresso e apresentou dois trabalhos científicos com as seguintes temáticas: “Efeito da castração sobre o peso ao abate de ovinos terminados em sistema semi-intensivo” e “Disseminação do aproveitamento do resíduo de laranja triturado e seco (rlts) na alimentação de ovinos através de atividades de extensão”.

“Foi uma experiência extremamente enriquecedora e significativa, pois tive a honra de representar a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Estado do Piauí. Durante o evento, tive a oportunidade de expor os trabalhos de extensão que realizamos, compartilhando as valiosas informações que adquiri no curso de Zootecnia com os excelentes professores. Além disso, participei de palestras ministradas por profissionais do Brasil e do exterior, o que me permitiu adquirir novos conhecimentos na área de cuidados com pets, animais silvestres e gestão de fazendas. Foi uma troca enriquecedora de informações e tive a oportunidade de estabelecer novas amizades com colegas de diversos Estados”.

Discente Rodolfo Sousa apresentando seu trabalho ao lado da Coordenadora do curso de Zootecnia, Profª Dinara Silva.

Vanessa Almeida, estudante do sétimo período de Zootecnia, também participou do Congresso e destacou que foi uma experiência incrível, na qual adquiriu diversos conhecimentos sobre temas atuais.

“Foi uma oportunidade de conhecer grandes profissionais da Zootecnia de todo o Brasil, que marcaram presença no evento e fez com que minhas expectativas em relação à profissão aumentassem. Especialmente para nós, estudantes do Piauí, que estamos constantemente lutando pela consolidação e reconhecimento da profissão no Estado, o evento foi essencial para reafirmar a nossa importância na produção animal”.