Alunos de enfermagem visitam Parque da Serra da Capivara

Por Giovana Andrade

Os alunos do 2º período do curso de Enfermagem pertencentes ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de Teresina, realizaram uma viagem a São Raimundo Nonato entre os dias 17 a 19 deste mês. O propósito dessa viagem foi a visita ao Parque da Serra da Capivara, sendo esta atividade uma extensão da disciplina de “Antropologia do corpo e da saúde”, ministrada pela Prof.ª Suelma Regina Cardoso.

O objetivo dessa ação foi explorar um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos da humanidade com o intuito de estudar a herança cultural desse povo. A execução da viagem contou com o suporte  da coordenação do curso de enfermagem, bem como do setor de transportes da UESPI, que disponibilizou o ônibus para o transporte dos alunos e da professora. Além disso, houve a colaboração da Direção do campus da UESPI, em São Raimundo Nonato.

A profª Suelma Cardoso pontua que o propósito foi  conhecer um dos mais antigos parques pré-históricos da humanidade em locus para introjetar em seu conhecimento a história do homem americano, conhecendo a teoria de Niéde Guidon sobre o povoamento das Américas. “Fomos observar como viviam, se alimentavam, como residiam , como conviviam com a fauna e a flora do período em que viviam. Buscamos entender os legados culturais deixados por esses povos ao povo do Piauí e conhecer as pinturas rupestres que são uma forma de comunicação desses povos”.

Matheus Lira, estudante do curso, ressalta que participar do passeio foi de extrema significância e importância para o enriquecimento e aprendizagem cultural sobre o Piauí e a história da evolução do homem na América. “Eu sou de Bacabal do Maranhão, então, ir visitar a Serra da Capivara no sul do Piauí, o berço do homem americano através da Universidade Estadual do Piauí, para mim foi surreal! Ver de perto a história contada de milhares de anos nas paredes da Serra da Capivara e todo o apanhado histórico nos museus do Homem Americano e da Natureza foi mais algo magnífico! Através de nossa visita, iremos produzir também um documentário visto que toda nossa experiência foi em torno e por conta de nossa disciplina Antropologia”.

Rafaela Moura, outra estudante do curso, explicou que, de acordo com ela, a experiência da viagem foi renovadora e enriquecedora. Ela destacou, inicialmente, que o curso possui uma dinâmica muito intensa e que a aula em campo de Antropologia da Saúde proporcionou uma maneira de quebrar essa dinâmica, garantindo ainda mais sabedoria e gerando um sentimento de equidade. A compreensão da origem da humanidade, segundo Rafaela, levou-os a perceber que os seres humanos são frágeis e necessitam viver com base no coletivo. Essa percepção foi metaforizada como uma preparação para a futura experiência como profissionais da enfermagem, enfatizando a importância do cuidado e da valorização da vida de todos como um bem coletivo.

“Ademais, a visitas aos museus nos trouxe uma maior experiência tanto educativa, com base no impacto do homem dentro da natureza, quanto cultural, que permitiu de termos o contato com fósseis que carregam valor histórico na nossa sociedade. Fazendo com que valorizássemos cada vez mais o nosso Estado, o Piauí, que é rico na sua diversidade cultural e biológicas, sendo um destaque na história da humanidade. Consequentemente, essa viagem foi uma vivência calorosa de descobrir e desbravar o nosso Estado, dando uma grande importância e orgulho do mesmo. Além, de voltamos restaurados e termos a perspectiva que, talvez, em um futuro, não tão distante, seremos também objetos de estudo para o desenvolvimento da ciência e de uma história posterior a nossa. E gerando uma perspectiva de uma inevitável igualdade final, a qual todos estão propícios”.

Ana Clara, uma discente do curso, comenta que o aspecto mais fascinante da experiência é que, durante seus estudos sobre pré-história no ensino fundamental, os professores já forneciam uma base e explicavam sobre a Serra da Capivara, apresentando-a como o berço da humanidade. Para ela, é uma riqueza da qual têm o privilégio de fazer parte. Agora, a professora Suelma proporcionou a oportunidade valiosa de adquirir conhecimento de perto, algo inestimável. Ana Clara expressa sua felicidade e emoção ao presenciar cada detalhe dos museus, tanto do homem americano quanto do museu da Natureza, que mostra a evolução de forma tecnológica e extremamente rica em informações. Além disso, ela destaca o sítio arqueológico mencionando que mesmo conhecendo bem a parte da pedra furada, que é o que inicialmente instiga a conhecer o lugar, ficou maravilhada quando os guias turísticos apresentaram os demais locais que compõem o sítio, descrevendo a experiência como algo extraordinariamente lindo e muito especial.

“Cada detalhe, cada lugar com sua beleza única é de se apaixonar e se emocionar com tamanha beleza da qual a natureza se dispôs a compor ao longo do tempo e que o homem não conseguiria projetar tal raridade, como as pedras moldadas pelo tempeirismo, os poços de água, os locais dos quais encontramos as figuras rupestres mais famosas que realmente serve de abrigo tanto para chuva quanto para o sol. Eu realmente me senti muito emocionada com tamanha beleza e cada detalhe singelo é principalmente pelo privilégio de conhecer. Quero voltar mais vezes pois existem outros locais no sítio para conhecer”.

Confira mais fotos do passeio: