Alunos de Direito da UESPI Campus Corrente marcaram presença no IX Congresso Brasileiro de Direito Penal

Por Roger Cunha

Os alunos do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Corrente, marcaram presença no IX Congresso Brasileiro de Direito Penal, realizado em Fortaleza, Ceará, nos dias 17 e 18 de maio de 2024. O evento reuniu mais de 120 palestrantes que abordaram temas essenciais do Direito e Processo Penal Brasileiro, proporcionando uma verdadeira imersão de conhecimento e experiência.

Palestra no IX Congresso Brasileiro de Direito Penal.

O professor de Direito, Alcir Rocha, ressaltou a importância da participação dos alunos em eventos desse porte. “A participação dos alunos no Congresso se reverte em várias possibilidades de network e aproximação com grandes profissionais do mercado. Não se trata apenas de assistir a uma palestra, mas também de interagir nos bastidores, o que é essencial para o desenvolvimento de uma boa atuação profissional”, destacou.
O docente ainda mencionou os impactos positivos do congresso no crescimento do curso de Direito da UESPI, pois “os alunos voltaram com muita vocação para extensão e pesquisa, o que vai refletir no desenvolvimento do curso e na elevação dos índices de educação no nosso estado”.

Discentes Aline Nogueira e Racyo Danillo juntos com o palestrante Erico Palazzo.

Racyo Danillo, estudante do curso de Direito, destacou a amplitude temática e a oportunidade de conhecer profissionais experientes como os pontos altos do congresso. “Foi possível ampliar nossas possibilidades e expectativas, além de aprimorar nossas ideias em relação ao Direito Penal e ao Direito como um todo. O momento mais impactante foi o Júri Simulado, onde pudemos ver na prática o funcionamento do Tribunal do Júri. O Direito Penal não é só a teoria, mas também a prática e o Congresso nos permitiu vivenciar essa grande instituição do Direito Penal, que é o Tribunal Popular do Júri.”

Aline Nogueiro, também aluna de Direito, ficou impressionada com o tema “Papel da vítima na persecução penal”. Para ela, a discussão trouxe uma nova perspectiva sobre a exposição midiática das vítimas e suas consequências. “A grande maioria das notícias midiáticas sempre expõe a vítima enquanto sujeito vitimado em busca de justiça, mas nunca tinha pensado na vítima por essa outra vertente. A exposição pode gerar um novo trauma, e o acusado não passa por isso na mesma proporção. A vítima é vítima duas vezes,” comentou Aline.

A discente também destacou a relevância de outras temáticas abordadas no congresso, como “Violência espiritual”.
“Violência espiritual é quando a igreja ou organização religiosa domina seus congregantes usando as Escrituras, a doutrina ou o papel de liderança para manipular os membros. Pensar no Direito sobre outras temáticas e discussões que não são tão comuns é pensar no Direito fora da caixa. Foi muito significativo para mim tudo o que foi dito ali, e sem receio algum posso dizer que o Congresso me serviu de fonte auxiliadora e de amplificação.”

O palestrante e Professor de Direito Penal e Processual, Erico Palazzo, ainda deixou um recado muito especial para todos os estudantes: