Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h-1

Alunos da Pós-Graduação da Uespi elaboram cartilhas sobre o direito dos idosos

Por Clara Monte 

Alunos da Pós-Graduação de Direitos Humanos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras, produziram cartilhas sobre o direito dos idosos.

Essa ação foi proveniente da disciplina do Estatuto do Idoso, administrada de forma online pela professora de direito, Patrícia Caldas, que explica que trata-se de uma atividade final da disciplina para destacar os conhecimentos aprendidos durante as aulas.

“Inicialmente, foi pensado em um artigo científico ou uma resenha, mas, ao decorrer das aulas, eu lancei a ideia aos alunos quanto a produção de cartilhas para os idosos, com uma linguagem claro e acessível dentro daquilo que estudamos sobre o Estatuto da Pessoa Idosa. Eles adoraram a proposta e acharam a  prática para a publicação e divulgação para aqueles que necessitam dessas informações”.

Ao total, foram produzidas cinco cartilhas com os temas: Questão do idoso e o transporte; Acesso a justiça; Questões financeiras e golpes; Direito a moradia e Direito do idoso a saúde.

Ana Virgínia Matos, pós-graduanda e uma das alunas que ajudou na produção das cartilhas, enfatizou que quando foi pensando que tipo de trabalho seria feito para a avaliação da matéria, surgiu a ideia de também prestar um serviço para que as informações aprendidas na disciplina pudessem sair do meio acadêmico, ajudando pessoas que precisam estar atentos a esses direitos pouco discutidos pela sociedade.

“Enquanto a divulgação dessas cartilhas, o que ficou combinado foi que os alunos que participassem, no seu próprio meio social, como eventos de igreja, onde geralmente é um local que se encontra mais pessoas idosas, poderiam fazer essa divulgação entregando de forma impressa nosso projeto, até mesmo para esse grupo de fato é bem mais acessível que seja em papel”.

O Prof. Harlon Lacerda, Diretor do campus, exala gratidão pelas contribuições que a disciplina da pós oferecem para a população idosa e parabeniza os colaboradores pela organização do trabalho. “Esse tipo de projeto tem sido um marco para toda nossa universidade e para a sociedade no geral. É muita felicidade e orgulho quando observamos nossos alunos ultrapassarem os murros da instituição e expandirem seus conhecimentos”.

As cartilhas são divididas por temas, por cores fortes, que chamam atenção e foram escritas com uma linguagem acessível para todos os graus de instruções, sem linguagem jurídica, para facilitar o acesso.

Confira as cartilhas:

Cartilha – Pessoa Idosa e moradia. (1)

Cartilha – pessoa idosa e aspectos financeitos

Cartilha educativa – saúde – Pessoa idosa

cartilha – Pessoa idosa e acesso à justiça. (1)

Cartilha – pessoa idosa e gratuidade nos transportes