Ajude Agora: Projeto de Extensão pede doações para cuidar de animais abandonados

Por Clara Monte

“A Convivência Ética entre Animais Humanos e Não Humanos”. Esse é o projeto de extensão cadastrado na  Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX/UESPI. A iniciativa surge da necessidade  de sensibilizar toda a comunidade acadêmica para a causa animal no sentido de coibir o abandono de animais, em particular nas dependências da Universidade;  além de promover educação ambiental e bem estar animal.

No campus Torquato Neto e outros campi, a comunidade uespiana encontra facilmente animais (gatos e cachorros) circulando pelos corredores e outros ambientes. Uma das coordenadoras da ação, Profa. Profa. Dra. Maria Tereza de Alencar, conta que o abandono de animais é uma realidade comum em diversos lugares e dentro da universidade também. Para ela, a prevenção desse tipo de problema requer sensibilização e a adoção de práticas adequadas de convivência ética. “Diante desse desafio, a comunidade está se unindo com o objetivo de implementar melhorias significativas. Professores, alunos e técnicos têm se engajado nesse projeto e fazemos um pedido a todos para que se juntem a nós, contribuam e doem para esta nobre causa”.

Os animais que vivem na UESPI são animais abandonados e somente isso já caracteriza maus tratos. De acordo com a Lei Federal 9.605/98. No ano de de 2020, a Lei Federal  14.064/20 aumentou a pena de maus-tratos contra animais com reclusão de dois a cinco, multa e ainda proibição  de guarda no casos de cães e gatos. Para o Conselho Federal de Medicina Veterinária, maus-tratos é enuadrado quando qualquer ato, intencional ou não, e até por negligência ou imprudência, o animal sofra desnecessariamente.

Quem ajuda o projeto de Extensão diz que é preciso um trabalho de conscientização junto a população teresinense para evitar maus-tratos aos animais em toda à cidade. E quando a educação não for suficiente, as pessoas devem denunciar junto à Delegacia do Meio Ambiente para que os responsáveis pelo crime sejam punidos.

“Queremos ajuda da comunidade uespiana. Está muito difícil manter a alimentação, a castração e outros cuidados que realizamos. Precisamos de doações e de fiscalização também, porque o abandono de animais é crime. Cada pessoa dentro do campus pode ficar atenta quanto ao abandono de animais e realizar a denúncia. Outra coisa importante, quem desejar cuidar e acolher um cachorrinho ou gatinho pode nos procurar. Alguns desses animais nascem aqui nas dependências do campus e precisam de um lar para sobreviverem.

Como ajudar?

1. Doação de Ração: A comunidade pode contribuir doando ração, deixando-a na guarita do campus Pirajá.

2. Doação Financeira: Para aqueles que preferem contribuir financeiramente, o projeto aceita doações via Pix para a coordenação do projeto, identificada como Maria Tereza de Alencar, CPF 247.143.723-00. Essas doações serão direcionadas para a aquisição de ração, medicação e atendimento médico veterinário.

Como denunciar maus-tratos no Piauí

O Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-PI) lançou um canal de denúncia de maus-tratos a animais. O lançamento aconteceu em uma data significativa – 4 de abril de 2023 – Dia Mundial dos Animais de Rua.

O registro é feito  pelo número (86) 98112 9958, que também atende por meio do app WhatsApp. A ação é um projeto estadual que inclui atividades para  promoção dos direitos dos animais e que se chama “Amor sem raça definida”.