Acontece o I Encontro de Ligas Acadêmicas da Saúde

Por Clara Monte

Na manhã desta quinta-feira (26), aconteceu no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS-FACIME), o I Encontro de Ligas Acadêmicas dos cursos de saúde das instituições de Teresina.

Organizadores do evento

A ação foi idealizada inicialmente pelos próprios alunos do Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e contou com apoio da coordenação do curso, e dos Centros Acadêmicos do CCS como o de Medicina, Psicologia, e Fisioterapia.

Mesa de honra com os palestrantes

O evento iniciou com a apresentação dos elaboradores e coordenadores do projeto, com mesa de honra e discurso de abertura. Maria Inês Martins, diretora de assuntos estudantis do centro acadêmico Abrahíde Alvarenga (CAIAA), diz que após dois anos de sua gestão, comemora o I encontro de ligas acadêmico do IELASUESPI, com o objetivo de abraçar todas as áreas da saúde.

Comunidade acadêmica de saúde

“Aqui tivemos palestras relacionadas a enfermagem obstetrícia em áreas de atuação e empoderamento, além do mini curso de humanização de assistência em saúde, e discussões sobre o protagonismo de mulheres transgênero na saúde. Isso tudo tem como objetivo disseminar educação de extensão de pesquisa não somente para a comunidade da Uespi, mas para todas as outras instituições privadas da área, para justamente aprimorar o compartilhamento de informações fundamentais para o futuro de qualquer profissional”, disse a diretora.

Banner da liga acadêmica de enfermagem em neonatologia

O evento também contou com apresentações de trabalhos universitários e banners informativos sobre os temas desenvolvidos nas palestras. A estudante do 7º Bloco de Enfermagem e Vice Presidente do Centro Acadêmico, Vyrna Rebeca, explica a importância da integração que esse tipo de ação promove para a comunidade acadêmica de saúde.

“Esse contato que tivemos com outros cursos é muito importante para a comunicação que muitas vezes não é tão evidente em períodos de aulas, a intenção é provar essa ciência que a multidisciplinaridade ativa os ensinamentos aprendidos e gera maior contato entre os estudantes”

Universitários em integração

Maria Eduarda Lima, aluna do terceiro período do curso de enfermagem da Uespi, e também, participante do evento, exalou contentamento sobre os temas apresentados, e conta as vantagens deles para sua vida estudantil. “Foi aqui que eu conheci a liga acadêmica da minha universidade, e acredito que seja assim que a gente acaba criando vínculos com as pessoas, e já que eu estou no início do meu curso, acho importante eu participar desses eventos para eu conhecer novos assuntos que podem até mesmo direcionar o futuro da minha carreira”.

A ação foi promovida ao longo do dia, e contou com participação de pesquisadores da área e coffee break.

Confira mais fotos: