UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Acontece hoje a aula inaugural do curso “Smart Cities- Cidades Inteligentes”

Por Giovana Andrade

Acontece hoje, às 20h, de forma remota a aula inaugural do curso “Smart Cities- Cidades Inteligentes” do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações (NUFPERPI) .

As Cidades Inteligentes ou Smart Cities são ambientes urbanos que se aproveitam de tecnologias modernas para melhorar sua eficiência operacional, aprimorar a comunicação com os cidadãos e promover serviços públicos de maior qualidade.  Neste contexto, o novo curso permitirá que os participantes dêem um passo à frente no desenvolvimento de um modelo operacional aberto, colaborativo, centrado no cidadão e habilitado digitalmente para sua cidade.

O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento regional por meio de suas conexões com o ambiente socioeconômico, com capacitações para ampliar o fornecimento de mão de obra qualificada e contribuir com uma academia como fonte estratégica de informação, conhecimento e inovação.

O professor Juan Aguiar, Coordenador do NUFPERPI, destaca que este curso proporcionará uma introdução abrangente ao desenvolvimento de sistemas operacionais abertos, com o objetivo de formar profissionais capacitados em tecnologias inteligentes. Ele ressalta que os participantes adquirirão conhecimentos e habilidades necessárias para enfrentar os desafios da construção de cidades cada vez mais inteligentes no futuro.

“O curso também incluirá aulas práticas, o que contribuirá para os graduandos entrarem no mercado de trabalho já familiarizados com as tendências de mercado. Isso proporcionará um diferencial na empregabilidade, pois um aluno que já possui esse conhecimento durante a graduação tem maior probabilidade de fazer parte de uma empresa ou serviço público que atue nessa área”.

O  curso terá 40 horas de duração, com aulas de 120 minutos de duração,  onde serão debatidas ideias relevantes e inovadoras com o intuito de contribuir para o conhecimento de produção de tecnologias inovadoras para cidades inteligentes. As aulas do curso serão ministradas na modalidade híbrida, com aulas assíncronas e  sendo realizadas às quintas-feiras, às 20h, e as aulas síncronas realizadas às terças-feiras, às 20h (Horário de Brasília).

Haverá também encontros presenciais para aulas práticas, realizadas nos laboratórios do NUFPERPI.  Para os alunos não residentes na região da Grande Teresina serão gravadas as aulas práticas e disponibilizadas depois.

Confira  os módulos do Curso

Módulo 01 – INTRODUÇÃO A SMART CITIES

O que é uma cidade inteligente – smart city

O encontro de duas tendências;

A revolução digital;

Alavancas da mudança digital;

Desafio aos governantes;

Entendendo o conceito – por que smart city?;

Pilares de atuação;

Partes interessadas (stakeholders);

A base de uma smart city;

Indicadores e métricas.

Módulo 02 – OS ÂMBITOS DA SMART CITY

Os 6 (seis) âmbitos ou áreas da smart city;

Smart governance – gestão pública;

Smart economy – economia inteligente;

Smart people/education (smart educação/pessoas);

Smart living (segurança / sanidade e saúde);

Smart mobility – mobilidade;

Smart enviroment – meio ambiente;

Os objetivos de desenvolvimento sustentável – ONU.

Módulo 03 – ISO 37120 E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Os 100 indicadores (46 essenciais + 54 de apoio);

Comitê no brasil para a implantação da norma iso 37120:2014;

Modelo de avaliação das cidades;

Sistema de avaliação de cidades inteligentes.

Módulo 04 – TECNOLOGIAS UTILIZADAS E APLICAÇÕES

Smac – alavancas da mudança digital (mídias sociais, mobilidade, big data e bi, computação em nuvem);

IOT;

5g;

Fibras ópticas;

Sistemas de rádio.

Módulo 05 – ALGUMAS SOLUÇÕES DE SMART SOLUTIONS

Casos diversos