A UESPI forma as primeiras turmas do Plano Nacional de Educação Básica do ensino superior pelo PARFOR

Por Géssica Feitosa

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, por meio da Pró-reitora de Ensino e Graduação-PREG, e por intermédio da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, forma novas turmas neste mês de janeiro pelo PARFOR.

A primeira turma formada pelo PARFOR, foi a turma de pedagogia, do município de Currais, no dia 27, com 35 formados e em Bom Jesus, no dia seguinte com 17 novos profissionais.

Na ocasião, em Currais, o prefeito da cidade, Raimundo Sobrinho, estava presente.

“É um momento único na nossa cidade. A primeira turma de formandos de curso superior, da UESPI, em nosso município. É um momento de muita felicidade, está capacitando nossa população para o mercado de trabalho. Agradecemos a instituição, a UESPI, ao nosso Reitor Evandro, pela presença aqui nesse evento que marca um momento simbólico, que representa muito para nosso povo. Vamos continuar o trabalho e a parceria, junto com a UESPI para que nós possamos trazer mais cursos e capacitar cada vez mais a nossa população. É um momento muito importante, pois o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais a capacitação desses profissionais. E ver pessoas, filhos de nossa cidade se aperfeiçoando para poder entrar no mercado de trabalho e proporcionar a nossa população, como no caso do profissional pedagogo, que é muito importante para a educação do nosso município”, enfatiza o prefeito.

A recém formada em pedagogia pela UESPI, e pelo PARFOR, Tamires Teófilo, fala sobre o que sente em um momento tão importante em sua caminhada acadêmica e profissional, e quais os planos agora em diante, depois de concluir esta etapa em sua jornada acadêmica.

“O meu muito obrigada, eu só tenho a agradecer a Deus. Eu estou muito grata porque esse momento é único na nossa vida. Estou muito feliz de está juntamente com meus familiares recebendo esse diploma, nessa profissão tão importante nas nossas vidas. De ter se formado numa instituição tão maravilhosa que é a UESPI. Eu tenho o maior orgulho de dizer que sou uma pedagoga hoje formada pela UESPI. Daqui para frente é ingressar nas especializações, fazer um doutorado. Não vamos para por aqui, vamos continuar, é para isso que a UESPI está aqui, nos ajudar”, destaca Tamires.

Confira fotos dos formandos em Currais!

A professora Francisca Cunha, coordenadora institucional do PARFOR agradeceu a Universidade pelo programa de formação de professores e fala das contribuições que o mesmo vem proporcionando ao Estado do Piauí.

“Hoje nós estamos muito contentes e agradecidos porque enquanto Universidade Estadual do Piauí nós temos assumido a missão e o compromisso de está contribuindo com a formação dos professores em diversos programas. E o PARFOR, tem trazido uma contribuição muito grande para a formação de professores da educação básica do Piauí. Em Bom Jesus, nós estamos entregando para o município 26 professores hoje”, conta a professora.

A coordenadora Geral, Marilene Oliveira, do curso de pedagogia do PARFOR fala sobre o programa e comenta um pouco da trajetória pelo PARFOR, até o momento.

“Nós estamos entregando ao município de Bom Jesus e de Currais novas turmas do curso de pedagogia, que estão agora como pedagogas, a serviço agora dos municípios. O que nós temos agora dentro desses dois municípios são profissionais formados pelo melhor programa de ensino superior do Brasil, que é o programa de formação de professores – PARFOR. Este, ofertado pela Universidade Estadual do Piauí. Tivemos essa trajetória de quatro anos e garantimos com os melhores professores, professores de competências e os melhores acompanhamentos com coordenadores também, local e geral. Hoje nós estamos entregando aos dois municípios,  novos profissionais da educação e assim queremos uma educação de qualidade no Piauí”, ressalta a coordenadora geral.

O Reitor Evandro Alberto, menciona a importância da diplomacia desses profissionais para a mudança de realidades e de condições de vida possibilitado pelo PARFOR.

“Um momento muito feliz, e importante porque a Universidade cumpre com essa missão nobre que é qualificar as pessoas para que elas possam acender a uma condição melhor de vida. Através do programa Nacional de Formação de professores foram diplomados 26 profissionais aqui no município de Bom Jesus e 35 lá no município de Currais. Essas pessoas estão prontas, aptas e licenciadas a também darem a sua contribuição para a formação e para a qualificação de outras pessoas, que termina retroalimentando a rede tanto municipal quanto estadual, pois são esses profissionais que estão na região que poderão também ingressar na rede municipal, na rede estadual e seguir os seus passos na transformação de vidas através da educação”, enfatiza o Reitor.

Confira os formandos em Bom Jesus!