UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI e Sefaz divulgam tabela de pagamento anual de bolsas

Por Daiane Rufino e Roger Cunha

 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Secretaria de Estado da Fazenda instituíram o Calendário Anual de Pagamento das bolsas e auxílios estudantis da UESPI. A Portaria nº 122/2026, assinada pelo reitor Paulo Henrique Pinheiro e pelo secretário de Fazenda do Piauí, Emilio Joaquim de Oliveira Junior, estabelece, de forma antecipada, as datas de pagamento referentes a cada mês do ano de 2026.

 

A medida assegura previsibilidade, transparência e planejamento financeiro para os estudantes contemplados pelos programas de assistência estudantil da Universidade. “A tabela anual de pagamento de bolsas e auxílios estudantis faz parte do compromisso da gestão com o planejamento e o respeito à comunidade acadêmica. A definição das datas certas de pagamento, alinhadas com a Secretaria de Fazenda, propõe uma segurança maior ao estudante”, detalha o reitor da UESPI, Paulo Henrique Pinheiro.

 

O estudante da graduação em Ciências da Computação, João Antônio, estagiário da Pró-reitora de Pesquisa avalia como muito benéfico o estabelecimento de um calendário de bolsas. “Eu acho muito importante porque ajuda até a se organizar, né, porque às vezes pode acontecer algum imprevisto, sai uma data que a gente pensava que ia sair, não vai sair, então é muito interessante assim para se organizar mesmo no dia a dia, ter um planejamento melhor, conseguir gerenciar as despesas e como que vai usar o dinheiro no decorrer do mês”, argumenta o bolsista.

Joao Antonio bolsista da Universidade Estadual do Piauí.

João Antônio tem usado o recurso para custeio dos próprios estudos. “A bolsa me auxilia não só aqui dentro para me custear meu transporte, os meus estudos, como também de fora. Eu consigo comprar equipamentos sobre ciência da computação, está me ajudando a comprar alguns equipamentos para estudo e também livros. Além disto, a experiencia como estagiário me ajuda a saber como é que funciona dentro da própria universidade, é muito legal, muito interessante”, descreveu João Antônio.

 

Atualmente 6.357 estudantes da UESPI recebem bolsas, distribuídas em áreas distintas. A maioria são de bolsas de assistência social, um total de 5.100 bolsas de alimentação, moradia e creche; 77 bolsas socioculturais e 1.180 bolsas de auxílio trabalho, estágio, monitoria e do Programa Institucional de Bolsas e Extensão Universitária (PIBEU).

 

SEI_0022201174_FUESPI_PI___PORTARIA_122

Confira a tabela: