Por Raíza Leão
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), está incentivando estudantes, professores e empreendedores a participarem do “Programa Centelha 3 – Piauí”, cujo edital está aberto. A iniciativa nacional estimula o empreendedorismo inovador e a transformação de ideias em negócios de impacto. As inscrições seguem abertas até o dia 24 de novembro, pelo site programacentelha.com.br.

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Finep, CNPq, Confap e Fundação CERTI, o Centelha é executado no estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), em parceria com a Investe Piauí e instituições do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, como universidades, incubadoras e órgãos públicos. Nesta terceira edição, o programa chega a todos os estados brasileiros e ao Distrito Federal, com a expectativa de apoiar mais de 1.100 projetos em todo o país.
No Piauí, o Centelha oferece recursos financeiros não reembolsáveis de até R$80 mil, capacitações, mentorias e suporte especializado para o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores. Os participantes terão acesso a uma jornada completa de aprendizado, com formações em modelagem de negócios, propriedade intelectual, marketing, gestão financeira, captação de investimentos e elaboração de pitch, entre outros temas.
Segundo o professor Tales Antão, diretor do NIT/UESPI, o edital representa uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica e empreendedores do estado. “É uma grande iniciativa do governo federal, capitaneada pela FAPEPI aqui no Piauí. O Centelha 3 é um programa que visa estimular o empreendedorismo e a geração de novas ideias. Estudantes que ainda não têm empresa podem participar, formando equipes de até cinco integrantes. Também podem se inscrever empreendedores que já possuem CNPJ, desde que sejam empresas de pequeno porte, com faturamento anual de até R$4,8 milhões”, explicou o professor.
Ele ressalta que o programa está diretamente alinhado com o papel da universidade no incentivo à inovação. “A inovação é hoje um dos marcos importantes do tripé ensino, pesquisa e extensão. Com iniciativas como o Centelha, conseguimos aproximar a academia das demandas do mercado, transformando pesquisa aplicada em soluções reais. É um estímulo ao empreendedorismo e à criação de startups que geram valor para o setor produtivo e para a sociedade”, completou.
O NIT/UESPI também está promovendo ações de mobilização interna, como oficinas práticas e momentos de orientação para auxiliar interessados na inscrição e elaboração das propostas. “Estamos realizando oficinas ‘mão na massa’, tirando dúvidas e ajudando as equipes a se inscreverem com antecedência. É importante não deixar para a última hora, já que o processo será mais enxuto nesta edição, o que deve estimular ainda mais a participação”, destacou o professor Tales Antão.
Uma dessas ações será a oficina “Mão na Massa: Centelha 3”, que acontece no dia 13 de novembro (quinta-feira), às 10h, no Auditório Pirajá, no campus Poeta Torquato Neto (Teresina). A atividade será ministrada por Heygler de Paula e é aberta a discentes, docentes e à comunidade em geral.
Mais informações sobre o Programa Centelha 3 no edital.