UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI realiza evento “Formação PIBID Setembro Amarelo” voltado para estudantes de Geografia

Por: Eduarda Sousa

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Geografia, realizou, nesta terça-feira, 30 de setembro, um evento voltado à valorização da vida e ao cuidado com a saúde mental. O encontro aconteceu no auditório do GERATEC e foi direcionado aos estudantes do curso de Geografia.

PIBID realiza palestras voltada à valorização da vida e ao cuidado com a saúde mental

O objetivo do evento foi promover o cuidado com os próprios estudantes enquanto futuros professores. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas ao longo da vida universitária, a iniciativa buscou fomentar o debate sobre saúde mental, especialmente durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e à conscientização sobre a importância do bem-estar emocional. A programação reuniu discentes, professores e convidados em um espaço de diálogo sobre a importância de reconhecer e enfrentar questões relacionadas ao bem-estar emocional, tanto no ambiente acadêmico quanto no escolar.

PIBID realiza palestras voltada à valorização da vida e ao cuidado com a saúde mental

As palestras ressaltaram a relevância de ações voltadas à saúde emocional no ambiente acadêmico, destacando que o apoio psicológico é fundamental para os estudantes. Além disso, o conhecimento adquirido na universidade é levado também às escolas, ampliando o cuidado e o bem-estar dos alunos. “Hoje, o maior adoecimento é o psicológico. Muitos alunos procuram apoio emocional, e iniciativas como essa auxiliam consideravelmente. O PIBID leva essas ações também para as escolas, multiplicando esse conhecimento e cuidado”, destacou o diretor do CCHL, professor Jorge Paula.

A coordenadora do PIBID, professora Maria Luzineide, ressaltou a importância de preparar os universitários para lidar com as questões emocionais que observam no dia a dia escolar. “Nossos pibidianos percebem, no cotidiano escolar, a presença de alunos com ansiedade, depressão e dificuldades emocionais. Por isso, além das campanhas realizadas nas escolas, buscamos também preparar os universitários para lidar com essas situações, cuidando deles aqui e formando-os para que cuidem de seus alunos”.

O aluno Marcelo Anthonny, bolsista do PIBID, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do programa com a saúde mental. “O PIBID tem a essência de sempre trabalhar com a questão da saúde mental. Nossa coordenadora nos instiga a trazer esse tema tanto para a universidade quanto para as escolas. Esses momentos são importantes não só para motivar os alunos, mas também para nós, que precisamos entender como estamos nos sentindo e assim seguir com mais energia no desenvolvimento dos trabalhos”.

PIBID realiza palestras voltada à valorização da vida e ao cuidado com a saúde mental

É fundamental discutir a ansiedade no ambiente escolar e universitário, destacando a importância de identificar gatilhos e aprender estratégias para lidar de forma mais eficaz com os desafios diários. Essa abordagem contribui para que os estudantes construam uma trajetória acadêmica e profissional mais saudável e equilibrada. “A ansiedade é uma reação natural do corpo, mas, quando exacerbada, pode trazer prejuízos. É essencial falar sobre isso no ambiente escolar e universitário, identificando gatilhos e aprendendo estratégias para lidar melhor com os desafios diários. Assim, os estudantes poderão construir uma trajetória acadêmica e profissional de forma mais saudável”, finalizou a palestrante, professora Daniela Teles.

PIBID realiza palestras voltada à valorização da vida e ao cuidado com a saúde mental