UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Aluna do curso de Direito da UESPI é selecionada para programa de intercâmbio da Casa Civil da Presidência da República

Por: Eduarda de Sousa

A estudante Layse de Sousa, do 5° período de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Clóvis Moura, foi selecionada para participar do programa de intercâmbio promovido pela Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos (SAJ), vinculada à Casa Civil da Presidência da República, que ocorrerá de 3 a 14 de novembro de 2025. Entre os representantes escolhidos da região Nordeste, Layse foi a única selecionada do estado do Piauí, conquistando um espaço de destaque em âmbito nacional.

Estudante de Direito é selecionada para intercâmbio da Casa Civil da Presidência da República

A participação da discente no programa é também um reconhecimento da qualidade da formação oferecida pela UESPI e do potencial de seus estudantes. “Representar o Piauí e a UESPI neste intercâmbio em Brasília é uma oportunidade incrível. Me sinto muito grata por poder levar o nome do meu estado e da minha universidade a um nível nacional. É também uma chance de mostrar que a UESPI é formada por profissionais e estudantes de excelência, com muito potencial a ser reconhecido”, afirmou Layse Sousa.

Durante o programa, a aluna terá a oportunidade de participar de cursos, oficinas e visitas técnicas aos órgãos dos Três Poderes, vivenciando na prática o processo legislativo e a análise da constitucionalidade e legalidade dos atos presidenciais. Estar em Brasília, centro político e jurídico do país, será uma experiência que enriquecerá sua formação acadêmica e ampliará sua rede de contatos. “Essa experiência contribuirá muito para a minha formação, porque poderei vivenciar na prática toda a teoria aprendida em sala de aula. Também será uma oportunidade única de conhecer estudantes de todo o país, trocar experiências e ampliar horizontes acadêmicos”, destacou a estudante.

A dedicação acadêmica de Layse Sousa se refletiu não apenas em suas atividades, mas também em sua liderança como presidente da Liga Acadêmica de Estudos Constitucionais (LAEC), experiência que considera fundamental para conquistar a seleção no programa de intercâmbio. “Estar na LAEC foi fundamental para que eu me preparasse até essa conquista, pois foi através da liga que comecei a organizar meu currículo, pude participar de pesquisas e aprimorar minha análise crítica. Além disso, também compreendi a importância da Constituição e como ela está presente em todo o Direito”.

O professor Eduardo Diniz, orientador da Liga Acadêmica de Estudos Constitucionais, ressaltou a relevância da conquista não apenas para Layse, mas para todo o curso de Direito da UESPI. “A seleção da estudante para um programa de intercâmbio da Casa Civil é uma grande conquista para o nosso curso. Essa escolha valida a qualidade do ensino oferecido pela universidade e mostra que estamos formando profissionais capacitados para competir em nível nacional. O programa inclui atividades como a elaboração de notas técnicas e visitas a órgãos dos Três Poderes, o que demonstra que a UESPI prepara seus alunos para experiências práticas e de alto nível”, destacou.

A seleção de Layse no intercâmbio gera reflexos positivos para toda a comunidade acadêmica, servindo de inspiração para outros estudantes e fortalecendo a universidade. “Uma oportunidade como essa tem impacto transformador. Para os alunos, é motivação para buscar posições de destaque em cenários competitivos. Para a universidade, fortalece a imagem do curso de Direito e atrai novos talentos. Além disso, o conhecimento adquirido poderá ser compartilhado com os colegas, enriquecendo o ambiente de aprendizado e incentivando novas pesquisas e projetos”, concluiu o professor Eduardo Diniz.

Ao final do intercâmbio, Layse e os demais participantes produzirão um ensaio acadêmico, que será publicado em 2026 na revista da Secretaria da Presidência.