UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Mutirão no Campus da UESPI de Piripiri, mobiliza egressos, servidores e estudantes

Por Raíza Leão

O campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Piripiri, viveu um momento de união e engajamento coletivo. Um mutirão reuniu egressos, servidores e estudantes com o objetivo de organizar o espaço para o início de uma obra importante para a instituição.

A iniciativa surgiu, segundo a diretora do campus, professora Rosa Virgínia, da vontade de mobilizar a comunidade acadêmica em torno de um mesmo propósito: o cuidado com a universidade. “A ideia nasceu da vontade de unir forças em torno da nossa universidade. Percebemos que, ao reunir egressos, servidores e estudantes, poderíamos criar um movimento coletivo de cuidado e valorização do nosso espaço. Mais do que um simples mutirão, trata-se de um gesto de pertencimento e gratidão à instituição que formou tantos profissionais e que continua sendo referência para a nossa comunidade”, destaca.

Para a gestora, o envolvimento das pessoas nesse processo simboliza mais do que colaboração prática: representa reconhecimento e fortalecimento do vínculo com a universidade. “É muito gratificante testemunhar esse engajamento. Para mim, representa não apenas a força da união, mas também o reconhecimento do papel transformador que a universidade tem na vida de cada um. Quando vejo egressos e servidores mobilizados, sinto que estamos construindo uma rede de apoio e solidariedade que fortalece nossa instituição e reafirma o compromisso de todos com a educação pública de qualidade”, completa a diretora.

Entre os estudantes engajados no mutirão esteve Kaio Simeão, acadêmico do 7º período de Ciência da Computação. Ele ressalta o orgulho de participar desse momento e o impacto positivo da reforma para a comunidade acadêmica. “Foi muito legal participar desse momento histórico da nossa UESPI, que é a reforma do campus de Piripiri. Eu, como aluno, fico feliz com as mudanças e cheio de esperança no futuro”, disse.

Rosa Virgínia Diretora do campus de Piripiri ajudando no mutirão

Kaio Simeão  também contou como a mobilização foi organizada pela direção e abraçada pelos estudantes e servidores. “Houve uma comunicação através da direção, pedindo para quem pudesse ajudar com a organização dos setores para o início da reforma. Como estagiário da UESPI, vim contribuir nesse início”, explicou.

Para ele, a experiência reforça o sentimento de coletividade e parceria dentro da instituição. “Vejo que aqui foi construída uma boa relação, em que todos os funcionários e até ex-alunos buscaram ajudar a melhorar nosso campus de alguma forma”, completou. Com o mutirão, o campus de Piripiri inicia a fase de reformas estruturais, fortalecendo ainda mais o vínculo da comunidade acadêmica com a universidade.