UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Ciclo de palestras aborda desafios e inovações no ensino de geografia

Por Roger Cunha 

No auditório do NEAD, ocorreu o ciclo de palestras focado nas inovações e desafios do ensino de geografia nas universidades. Com o tema “Estratégias Pedagógicas e Metodologias de Aprendizagem em Geografia“, o evento reuniu interessados em discutir práticas e metodologias que podem transformar o ensino da geografia no século XXI.

Ensino na universidade: estratégias pedagógicas e metodologias de aprendizagem em geografia.

O professor Edson Osterne foi o palestrante do evento. Em sua apresentação, ele destacou a importância de incorporar novas estratégias pedagógicas no ambiente universitário, sublinhando a urgência da colaboração e da inovação no ensino.

O docente destacou a necessidade de colaboração e atualização nas práticas pedagógicas. “Essa temática é de extrema importância, pois, enquanto profissionais em formação na geografia, percebemos a necessidade de colaboração entre professores e alunos”. Ao falar sobre metodologias que podem facilitar a aprendizagem, o professor mencionou algumas práticas que têm se mostrado eficazes no ensino: “Existem diversas estratégias, como oficinas pedagógicas que promovem a prática reflexiva, o uso de trilhas de aprendizagem que conectam teoria e prática, e rodas de conversa que fomentam debates críticos.”

Além disso, o professor Edson Osterne também abordou os desafios enfrentados pelos educadores, especialmente em relação à carga horária das aulas. “Um dos principais desafios é a redução da carga horária disponível. Embora os professores tenham muitas ideias e metodologias para aplicar, o tempo é um limitador significativo”.

O ciclo de palestras veio proporcionar uma oportunidade de reflexão e aprendizado sobre o ensino de geografia, permitindo que educadores e estudantes explorem novas abordagens e superem os desafios atuais.