VI Semana Audiovisual da UESPI com inscrições abertas

Por Roger Cunha

A VI Semana Audiovisual da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) se aproxima trazendo uma oportunidade para reflexões e debates sobre um tema de grande relevância: “Narrativas identitárias e as implicações éticas na produção e no consumo de conteúdos por IA“. Agendada para os dias 04 a 08 de novembro, no Campus Torquato Neto, a semana contará com uma programação diversificada que incluirá palestras, debates, oficinas e exibições audiovisuais.

VI SEMANA AUDIOVISUAL DA UESPI De 04 e 08 de novembro, no Campus Torquato Neto.

A relação entre identidade e tecnologia se torna cada vez mais complexa. As narrativas identitárias, que refletem a diversidade cultural e social da sociedade, são frequentemente influenciadas por algoritmos e ferramentas de inteligência artificial que, embora tragam avanços significativos, também levantam questões éticas fundamentais.

Ana Ilza Medeiros, estudante do 7° bloco de Jornalismo e uma das organizadoras da VI Semana Audiovisual da UESPI, expressou a importância do evento, especialmente no contexto de retorno após a pandemia. “A semana audiovisual retorna pela primeira vez após a pandemia, o que sugere um anseio por retomar a convivência e as interações sociais que foram interrompidas”.

Ela destacou que para a turma que está quase concluindo o curso, participar deste evento é uma oportunidade valiosa: “é muito importante que a nossa turma tenha a oportunidade de participar de algo tão interessante para a UESPI”.  A organizadora também enfatizou o valor da colaboração e do trabalho em equipe, afirmando que a Semana Audiovisual serve para “fortalecer os laços da turma”. A ideia de “colocar a criatividade em prática, idealizando tudo juntos” reforça a importância da interação e da união entre os estudantes, mostrando que o evento é uma oportunidade para desenvolver habilidades coletivas e estimular a criatividade.

Ela concluiu que a programação está sendo planejada para ser “muito especial” e que, certamente, “vai agregar muito tanto para estudantes calouros quanto para veteranos”.

Pedro Lima, estudante do 7° bloco de Jornalismo e organizador da VI Semana Audiovisual da UESPI, destacou a importância do evento para a inclusão de diferentes públicos. “É importante destacar que essa semana é feita não apenas para a comunidade interna, mas também para a comunidade externa. Queremos atingir todos os públicos”, afirmou.

A IV Semana vai acontecer na UESPI campus Poeta Torquato Neto em Teresina-PI

Ele explicou que a temática deste ano une dois tópicos atuais: “Inteligência Artificial e Representatividades”. Segundo o organizador, essa abordagem visa promover uma discussão crítica sobre como a tecnologia impacta a narrativa midiática, especialmente em um contexto marcado por casos de intolerância. “Ainda sofremos com casos de intolerância dentro e fora do Jornalismo, com isso, nos surgiu a dúvida, ‘como as I.A’s estão nesse processo de produção?'”, questionou.

Além disso, ele reforçou a missão da universidade como um espaço de aprendizado e troca. “Afinal, a universidade é isso, ‘ensino, pesquisa e extensão’, feita de todos, para todos”, concluiu, enfatizando a importância de um diálogo que beneficie tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo.

A Coordenadora do Programa de Extensão, a Profa. Sammara Jericó, ratificou que a Semana Audiovisual é um importante evento do curso de Jornalismo e também para todos e todas que gostam de fazer e debater a cultura audiovisual. “Convido todos os apaixonados pelo audiovisual. Será uma semana muito rica de trocas de ideias e conhecimentos. As inscrições já foram liberadas, agora, é você fazer e confirmar sua presença”.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link: Inscrições VI Semana Audiovisual. Não perca essa oportunidade de enriquecer seu conhecimento e fortalecer suas conexões!

Para mais informações, siga o Instagram: @audiovisualuespi.