Obras no Campus Clóvis Moura seguem em andamento

Por Raíza Leão

O Campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está passando por um processo de ampliação para modernizar suas instalações acadêmicas e criar um ambiente mais eficiente para toda a comunidade. Um dos principais focos desse esforço é a reforma e ampliação da biblioteca, que promete transformar os espaços de estudo e pesquisa, elevando a qualidade do ensino e do aprendizado.

obras de reforma do campus Clóvis Moura seguem em andamento

Recentemente, a equipe do Departamento de Engenharia e Gestão (DENG), setor ligado a Pró-reitoria de Administração (PRAD), liderada pelo engenheiro civil Davi Lopes de Sousa, visitou as obras em andamento e destacou a importância dos investimentos realizados. Com um valor total de R$1.893.979,44, as obras dos novos blocos estão sob a responsabilidade da FTS Construtora Ltda. Além disso, a reforma da biblioteca, orçada em R$553.267,47 é gerenciada pela empresa Patamar.

As novas instalações incluem dois blocos, ampliando as atividades acadêmicas com a criação de 13 novos espaços: 6 salas de aula, 3 salas de Estudo e Orientação (GEOs) e 4 salas para Empresas Juniores, além de banheiros acessíveis. Essa ampliação é uma resposta às demandas da comunidade acadêmica, proporcionando um espaço universitário mais moderno.

A nova biblioteca será central na transformação do campus, contando com um acervo diversificado, salas de estudo individuais e coletivas, além de um depósito e um almoxarifado. Isso criará um ambiente propício para a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, atendendo às necessidades de todos os usuários. Em relação ao andamento das obras, os blocos de salas apresentam um percentual executado de 15,98%, enquanto a biblioteca já alcançou 42,93% de progresso. Essas melhorias são fundamentais para garantir que a UESPI continue a oferecer um ambiente acadêmico de qualidade, alinhado às necessidades da comunidade.

reforma da biblioteca do campus

Davi Lopes de Sousa enfatizou que essas melhorias são parte de um esforço contínuo da Gestão para elevar a qualidade do ensino e a experiência dos estudantes e servidores. “Essas reformas vão satisfazer nossa comunidade acadêmica, tanto discentes quanto servidores, que ficarão bastante satisfeitos com o resultado final da obra”. A arquiteta Amanda Moura complementou dizendo que “tudo isso vai contribuir para a educação e o ensino dos estudantes aqui presentes no campus, agregando valor à educação do estado, além de promover um ambiente de trabalho mais eficiente.”

Além das novas salas e da biblioteca, o projeto contempla a construção de quatro novos banheiros (2 masculinos e 2 femininos), instalações de combate a incêndio e acessibilidade, em conformidade com a Norma de Acessibilidade NBR 9050/2020. O prazo inicial para a conclusão das obras é de 240 dias, abrangendo uma área total de 716,86 m².

reforma da biblioteca do campus

Esse investimento é um passo fundamental para aprimorar a experiência acadêmica e o bem-estar de todos que utilizam as instalações da UESPI. Com essa modernização, a universidade reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e com a criação de um espaço que favoreça a inclusão, a convivência e a acessibilidade.