UESPI realiza oficina sobre o edital Startup Nordeste e fomenta inovação no Piauí

Por Raíza Leão

A Universidade Estadual do Piauí  promoveu a oficina “Como Modelar Negócios Inovadores”. O evento, realizado no auditório Geratec, no Campus Torquato Neto, reuniu professores, pesquisadores, estudantes e empreendedores interessados em concorrer ao Edital Startup Nordeste.  A iniciativa tem o objetivo de fomentar a criação e o desenvolvimento de negócios inovadores no Nordeste, com apoio do SEBRAE e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Oficina “Como Modelar Negócios Inovadores”

Luciana Benetti, consultora de inovação da Troposlab e palestrante, evidenciou a importância de integrar o mundo acadêmico ao mercado de trabalho por meio de projetos inovadores. “Quando entramos no mundo acadêmico, muitas vezes esquecemos das possibilidades de conexão com o mercado. Trazer isso para dentro da universidade significa ir diretamente à fonte, onde essas ideias são gestadas e depois desenvolvidas. Portanto, é muito importante que os alunos consigam, de fato, trabalhar com essas ideias, não apenas no sentido acadêmico, voltado para publicações científicas, mas também direcioná-los ao mercado. Eles podem sair daqui com um modelo de negócios e com esse potencial, o que é importante tanto para a vida e carreira deles quanto para o próprio mercado e ecossistema. Além disso, conseguimos fomentar a economia local, a de setores específicos, e a economia nacional”, ressaltou.

Luciana Benetti, consultora de inovação da Troposlab

Durante a oficina, ela explicou detalhadamente as etapas do programa, abordando os requisitos e critérios de seleção. Além disso, falou sobre as bolsas disponíveis, esclarecendo como os beneficiários podem se inscrever e quais são os procedimentos necessários para participar. Ao final da apresentação, abriu espaço para perguntas e interagiu com os participantes, tirando dúvidas e fornecendo informações adicionais sobre o programa. Essa interação foi fundamental para garantir que todos compreendessem plenamente as oportunidades oferecidas e se sentissem encorajados a se inscrever.

Eliciana Vieira, diretora de desenvolvimento científico e tecnológico da FAPEPI

Eliciana Vieira, Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, também esteve presente no evento e destacou a relevância de iniciativas como essa dentro do ambiente acadêmico. “É fundamental trazer esse tipo de oportunidade para toda a comunidade acadêmica: professores, corpo técnico e alunos, para que possam levar seus projetos a um novo nível de empreendedorismo, geração de trabalho e renda”, afirmou.

O professor Tales Antão, Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UESPI, enfatizou a relevância do edital Startup Nordeste para a comunidade acadêmica, evidenciando que essa iniciativa representa um momento de transformação e inovação na universidade. “É uma grande satisfação estar envolvido nesse momento de transformação e inovação que a universidade está vivenciando. Esse processo é uma resposta importante que estamos trabalhando para o mercado, que necessita da universidade, que esta apresenta soluções inovadoras e empreendedoras.”

Tales Antão, diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

O evento foi uma oportunidade única para os participantes adquirirem conhecimentos práticos sobre modelagem de negócios e se prepararem para concorrer ao edital. O Startup Nordeste, em parceria com o SEBRAE Nacional e a FAPEPI, visa selecionar até 417 projetos inovadores para receber capacitação, mentorias e apoio financeiro. Os 133 melhores projetos passarão para a fase de aceleração, e 100 deles receberão a Bolsa Sócio Empreendedor, no valor de R$6.500 mensais, durante seis meses. Para mais informações acesse: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/startupnordeste