Uespi realiza aula inaugural do programa de mestrado profissional em saúde da família

Por Jésila Fontinele

A aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família ocorreu na manhã de hoje (09) na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Este programa de pós-graduação Stricto Sensu marca o início da primeira turma da Uespi nesse campo. O evento ocorreu com as boas-vindas aos profissionais que iniciam este novo ciclo com a instituição.

Aula inaugural do Profsaúde

O professor Doutor Evandro Alberto, Reitor da Uespi, pontou em sua fala que o mestrado profissional busca qualificar os profissionais além de atender as demandas do serviço, sendo um programa de mestrado muito importante. “A nossa universidade vai caminhar para expandir e qualificar cada vez mais nessa área”, concluiu o professor.

Reitor Professor Dr. Evandro Alberto

O Programa visa formar profissionais capacitados para atuar em atenção primária e saúde da família, docência, preceptoria, produção de conhecimento e gestão na área, além de aprimorar e fortalecer as atividades educacionais com estratégias por meio da integração entre educação, atenção, gestão e investigação e estabelecer uma colaboração eficaz entre serviços de saúde, profissionais, estudantes e usuários. Com isso, O Prof. Dr. Jesus abreu, Vice-Reitor da universidade, referiu-se ao mestrado profissional na área da saúde como uma oportunidade de capacitação aos professores, além de ser um avanço importante para a universidade.

O Pró-Reitor de pesquisa e pós-graduação, Dr. Rauirys Alencar, falou sobre a consolidação na área da saúde tanto na graduação como na pós-graduação, na qual há 14 programas de residências, sendo 12 de residências médicas  e 2 de residências multiprofissionais na área da saúde envolvendo seis categorias, no entanto, destacou que faltava o programa de Stricto Sensu que virou realidade pela adesão da Uespi ao ProfSaúde.“Um programa em rede que é coordenado pela Fiocruz e que já engloba 45 instituições, isso é um processo de continuidade do compromisso da universidade formando profissionais da saúde de excelência desde a graduação, passando pelo processo de especialização com os programas de residência e, agora, se consolidando com o  Stricto Sensu nesse programa de mestrado”.

Entre os nove integrantes do mestrado, a dentista Adalice Sepulveda ressaltou sua vontade de fazer o curso do ProfSaúde, que vai ser importante no desenvolvimento de suas funções atualmente. “Eu trabalho com saúde pública desde 2008 na Estratégia de Saúde da Família e pretendo colocar em prática tudo o que eu aprender nesse curso, que abre um grade leque, que abre nossa mente para trabalhamos realmente nas propostas do SUS, o atendimento integral do direito à universalidade dos serviços da atenção básica e é isso que eu quero fazer parte desse grupo justamente para eu me embasar”.

Formado pela Uespi, o Dr. Júnior Rodrigues enfatiza que não tinha pretensão em seguir por essa parte mais acadêmica e que o programa foi uma novidade na qual ele teve conhecimento dentro do programa de preceptoria do Governo Federal que ele faz parte, Médicos pelo Brasil. “Vai ser uma novidade, um desafio, não tinha pretensão de ingressar por essa área, mas é uma área desafiadora, né? Até porque vai ser nela que vai fomentar e agregar conhecimento dentro do campo que eu atuo hoje, que é o campo da atenção primária”.