UESPI avança na qualificação da educação infantil

Por Roger Cunha

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) dá um importante passo na formação de profissionais dedicados à educação infantil com o lançamento do curso de Formação de Brinquedista e Organização de Brinquedoteca. A iniciativa é fruto de uma parceria entre instituições de ensino  e o governo do Estado, tendo a frente da coordenação  a Primeira Dama, Isabel Fonteles.

Curso de Formação de Brinquedista e Organização de Brinquedoteca.

De acordo com a Profª Dalva Estela, diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos (DAP) da UESPI, as tratativas para o lançamento desse curso pioneiro envolveram uma estreita colaboração entre diversas entidades. “As tratativas se deram entre as coordenações dos cursos de Pedagogia da UESPI e as assessorias da Secretaria de Educação, especialmente no âmbito do PPAIC e dos profissionais que atuam nas brinquedotecas do Pacto pela Criança,” explica a professora. Ela destaca ainda que este é o primeiro curso desse tipo oferecido pela UESPI em parceria com a Associação Brasileira de Brinquedistas (ABRI), a única instituição no Brasil a ofertar essa formação. “A ABRI é uma instituição sem fins lucrativos que reúne professoras de diversas universidades brasileiras dedicadas ao estudo e pesquisa das brinquedotecas, do lúdico e da educação infantil,” complementa.

O curso, que conta com 70 vagas distribuídas entre os cursos de Pedagogia da UESPI e parceiros como a SEDUC, tem um papel fundamental na capacitação de profissionais que atuarão na criação e organização de brinquedotecas. “O brincar vai além do simples entretenimento; é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil. O curso capacita os profissionais com teorias e técnicas para organizar e criar brinquedotecas, além de orientar sobre como receber e interagir com as crianças nesses espaços,” ressalta a Profª Dalva. Ela reforça a importância desse conhecimento especializado para garantir que o brincar seja uma atividade enriquecedora e com base científica.

A formação também visa fomentar a continuidade desses projetos, incentivando a criação de novas brinquedotecas e a dinamização das já existentes nos campi da UESPI. “O curso vai possibilitar que esses professores dinamizem ainda mais os projetos já existentes e despertem o interesse dos estudantes da Pedagogia por essa área, que é uma das vertentes da pedagogia, ligada ao lúdico e à educação,” afirma a diretora.

O curso será iniciado oficialmente no próximo sábado, dia 10 de agosto, com uma carga horária de 80 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas, que ocorrerão aos sábados, das 8h às 10h, e às terças-feiras, das 19h às 22h. Além disso, a aula inaugural, marcada para segunda-feira, 12 de agosto, às 11h, no Auditório Palácio Pirajá, contará com uma palestra da Profª Maria Célia Malta, presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABRI). “A professora Maria Célia abordará a importância do brincar e das brinquedotecas, tanto nos espaços escolares quanto nos não escolares, destacando a relevância desse profissional capacitado para dinamizar e movimentar esses espaços tão essenciais para o desenvolvimento infantil,” conclui a Profª Dalva Estela.