Comunidade acadêmica de Pedagogia participa do X EPEDUC e o IV Congresso Internacional de Educação

Por Clara Monte

Comunidade acadêmica de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior-PI, participaram do X EPEDUC e o IV Congresso Internacional de Educação da UFPI. A ação aconteceu entre os dias 18 a 21 de junho.

Apresentações de trabalhos de pesquisa

O X Encontro de Pesquisa em Educação é um evento bianual, que tem por finalidade reunir pesquisadores, professores da educação básica e do ensino superior, bem como de estudantes de graduação e pós-graduação do Piauí e de outros estados circunvizinhos com o objetivo de socializar estudos em torno das questões voltadas para a pesquisa no campo da Educação. De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Lucineide Maria dos Santos Soares, devido ao número de trabalhos acadêmicos apresentados ao longo dos anos, e do número de pesquisadores envolvidos, a iniciativa vem se constituindo como um dos principais eventos científicos da região meio norte do Brasil.

Apresentações de trabalhos de pesquisa

“Nesta edição, o evento se uniu ao IV Encontro Internacional em Educação, que congregou também pesquisadores internacionais envolvidos nos projetos de pesquisas desenvolvidos pelo PPGEd/UFPI, em parceiras com universidades e institutos de pesquisas brasileiros e estrangeiros, por meio de convênios de cooperação internacional. Os professores e estudantes do curso de Pedagogia do campus Heróis do Jenipapo viram o evento como uma excelente oportunidade para disseminar os resultados de suas pesquisas desenvolvidas em âmbito de TCCS, projetos de extensão, pesquisas e PIBICs da UESPI, como forma de aprimorar as discussões e inserir a comunidade acadêmica do nosso curso nas discussões locais, regionais e internacionais desse evento”.

Apresentações de trabalhos de pesquisa

Matheus Araújo Lima, aluno participante do evento, destacou o momento da apresentação do seu trabalho. Para ele, estar diante de pessoas que estão trilhando os caminhos através da pesquisa foi impactante, pois gerou um sentimento de anseio em continuar pesquisando e contribuindo para a Educação. O tema de sua pesquisa foi “A Reforma do Ensino Médio: histórico e tensões”.

Discentes e docentes participantes

“Um dos aprendizados que pude tirar desse momento é como a pesquisa científica abre possibilidades de investigação. Diversas pesquisas foram apresentadas e temas significativos, que até então eram desconhecidos para mim, aguçaram minha curiosidade para saber mais sobre o andamento das pesquisas e seus resultados. Apesar das temáticas diversificadas, achei interessante observar como a Educação é uma área vasta, que precisa de mais pesquisas e investimentos. Isso me motiva a continuar minha formação, já que sempre precisamos nos aprimorar”.