Curso de Extensão capacita educadores para inclusão de crianças com baixa visão

Por Cássio Sousa

A Universidade Estadual do Piauí, campus Josefina Demes, em Floriano, está promovendo um curso de extensão intitulado “Recursos Pedagógicos Utilizados com Crianças de Baixa Visão”. O projeto, iniciado em abril e com término previsto para agosto, tem como objetivo capacitar tanto acadêmicos do curso de Pedagogia quanto membros da comunidade externa, proporcionando uma formação específica para lidar com as necessidades educacionais de crianças com baixa visão.

A baixa visão pode ser causada por enfermidades, traumatismos ou disfunções do sistema visual que acarretam na diminuição da acuidade visual, dificuldade para enxergar de perto e de longe, campo visual reduzido, alterações na identificação de contraste, na percepção de cores, entre outras alterações visuais.

Com carga horária de 60 horas, o curso é coordenado pelas professoras Maria Goreti da Silva Sousa e Ana Maria da Silva Andrade. A iniciativa busca não apenas introduzir os participantes aos recursos pedagógicos adaptados para estudantes com baixa visão, mas também promover reflexões sobre as implicações pedagógicas dessa condição visual. Além disso, os participantes são incentivados a elaborar e construir materiais inclusivos que possam efetivamente melhorar a qualidade do ensino para esses alunos.

A Profa. Maria Goreti da Silva Sousa destaca que a escola é um espaço de ascensão social; no entanto, ela só cumpre o seu papel se também for inclusiva, proporcionando que todos os alunos matriculados possam ter acesso total ao conhecimento. “Sabemos que nem todos aprendem da mesma forma e no mesmo tempo, e por esse motivo faz-se necessário atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino”, conta a docente.

O curso adota a modalidade de Ensino a Distância (EAD), utilizando plataformas como Google Meet, Google Classroom e grupos de WhatsApp para facilitar a comunicação e o compartilhamento de materiais. O curso conta com 25 participantes e realiza atividades variadas, incluindo palestras e atividades práticas em aulas online, além de constantes interações e trocas de conteúdo no Classroom.

“Tivemos uma atividade na sala de aula virtual e uma palestra. Estamos nos organizando para mais duas. Além das atividades de conteúdo e socialização no Classroom, a ideia é que em uma das palestras tenhamos pessoas com baixa visão participando e dando seu relato”, finalizou a coordenadora do projeto.