Aluna de Direito passa para intercâmbio na Flórida

Por Clara Monte

Bruna Galiza, aluna do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura, fará um mês de intercâmbio na Flórida Atlantic University.

De acordo com a aluna, a vontade de realizar um curso no exterior surgiu após o início do curso de Direito na UESPI. Para ela, essa é uma oportunidade de ter aulas de inglês em nível avançado e obter um certificado de proficiência no idioma, enriquecendo o seu currículo.

“Quando entrei na UESPI, fiquei encantada pelo curso, principalmente pelas disciplinas de Direito Público, por isso, comecei a pensar na possibilidade de realizar um curso no exterior que pudesse contribuir para o meu crescimento acadêmico. Acredito que um programa de intercâmbio também promove a autonomia e a troca de culturas. Vejo que, a cada dia mais, os empregadores procuram candidatos que agreguem à empresa não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades pessoais.

Aluna de Direito, Bruna Galiza

Ainda de acordo com Bruna Galiza, ela encontrou um curso de seu interesse na IBS – International Business School, chamado Cenário Político Internacional e Decisões Empresariais. Ela enviou seu IRA da UESPI, que na época era 9.1, e conseguiu 60% de bolsa por ser aluna da Universidade Estadual do Piauí.

“Sou apaixonada pelo meu curso e sempre tive cuidado, dedicação e interesse em manter meu IRA alto justamente por saber que isso facilitaria o ingresso em programas acadêmicos, projetos de extensão e afins”.

O Diretor da Coordenação de Relações Internacionais (CRI), Orlando Berti, fala sobre a importância de manter um alto índice de rendimento acadêmico, principalmente para oportunidades de intercâmbio tanto na América do Norte quanto na Europa, onde eles consideram os coeficientes e as cartas de recomendação os mais relevantes.

“Ter um bom rendimento dentro da universidade é uma das portas de entrada. Inclusive, vários intercâmbios só aceitam alunos com alto índice de rendimento, o que eles chamam de alunos de destaque, justamente por conta da participação desses alunos em projetos de pesquisa e boas notas. E se você, aluno, está interessado nesse tipo de oportunidade, qualquer dúvida é só ir ao nosso setor ou enviar um e-mail para cri@uespi.br, que estamos à disposição para tirar as dúvidas do alunato.”

INTERCÂMBIO UESPI

De acordo com a Coordenação de Relações Internacionais (CRI), mais de 1000 alunos já participaram de intercâmbios ao longo da história da instituição. A UESPI possui acordos vigentes com diversas universidades, entre as quais estão:

Universidade Autónoma de Guerrero (UAGro) – México
Universidade de Bolonha (UNIBO) – Itália
Academia de Belas Artes de Firenze – Itália
Universidade de Lisboa (ULISBOA) – Portugal
Universidade Estadual de Nova York (SUNY – Campus Oswego) – Estados Unidos
Universidade do Porto (UPORTO) – Portugal
Universidade Mayor, Real y Pontifícia de San Francisco Xavier de Chuquisaca (USFX) – Bolívia
Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal
Parceiras

Por meio de parcerias interinstitucionais, a UESPI oferece diversas oportunidades de intercâmbio e exames para avaliar o nível de conhecimento e habilidade na língua estrangeira.