Escola Popular de Formação Política Retoma Atividades na UESPI no Campus Clóvis Moura

Por Roger Cunha

Após uma pausa forçada pela pandemia de Covid-19, a Escola Popular de Formação Política, projeto de extensão coordenado pelas professoras Rosângela Assunção e Márcia Castelo Branco Santana, retoma as atividades. A terceira edição do projeto, que visa construir conceitos-chave para a interpretação da história sócio-política do Brasil, tem início marcado para este sábado, 8 de junho, no campus Clóvis Moura.

Escola Popular de Formação Política

O curso de extensão se dedica a preparar lideranças para atuarem em diversas áreas sociais, como centros acadêmicos, diretórios estudantis, sindicatos, associações, grupos esportivos, coletivos de juventude, salas de aula e pastorais em igrejas cristãs. A metodologia do curso baseia-se na compreensão de oito conceitos essenciais: Estado capitalista; acumulação capitalista, crise e fundo público; ideologia; revolução passiva; hegemonia; intelectuais; escola unitária e movimentos sociais. Cada conceito será trabalhado em um sábado de cada mês de forma presencial.

A coordenadora Rosângela Assunção expressou sua satisfação com o retorno do projeto. “A Escola de Política é um projeto de extensão aqui da coordenação de história e cadastrado na Prex. É um projeto que trabalha com conceitos sobre a história do Brasil e prepara lideranças para atuarem nos seus movimentos a partir de conceitos e chaves de interpretação da história do Brasil”, explicou.

O primeiro encontro será conduzido pelo professor Antônio Francisco López Dias, filósofo do Campus Clóvis Moura, que abordará o conceito de Estado Capitalista.
“É com muita alegria que a gente reativa esse projeto, que já está na sua terceira edição. Tivemos inscrições de mais de 100 pessoas para 80 vagas. Então é uma alegria muito grande reativar o nosso projeto, porque ele tem uma atuação muito boa aqui na comunidade do Grande Dirceu e também toda a comunidade interna da UESPI”, destacou a professora Rosângela.

Organizadores da Escola Popular de Formação Política

O curso acontecerá no auditório do campus, das 8h às 12h e das 14h às 18h. “Aguardamos todos vocês aqui, sábado, dia 8 de junho, para darmos início aos trabalhos da nossa escola”, finalizou a coordenadora, reafirmando o compromisso do projeto com a formação política e social das lideranças do futuro.