Inaugurado Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal no Campus Clóvis Moura da UESPI

Por Roger Cunha

Na última segunda-feira, dia 27 de maio, o Campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), localizado em Teresina, foi palco de um evento marcante: a inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

Em parceria com a Receita Federal, a Secretaria Estadual da Fazenda e a Prefeitura Municipal de Teresina, essa iniciativa representa um importante passo na promoção do desenvolvimento local e no fortalecimento dos laços entre a universidade e a comunidade.

Solenidade de inauguração do NAF.

Na cerimônia de inauguração diversas autoridades estiveram presentes, como o Reitor da UESPI, Professor Doutor Evandro Alberto de Sousa, o Vice-Reitor, Jesus Antônio de Carvalho Abreu, e a Diretora do Campus Clóvis Moura, Simonelly Valéria dos Santos Melo e também o Delegado da Receita Federal do Brasil em Teresina, André Luiz da Silva Santos, o Secretário Municipal de Finanças de Teresina, Danilo Barros Bezerra, o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Carlos Lustosa, a Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na UESPI, Professora Joselita Chantal, O Gerente de Atendimento da 3ª Gerência Regional De Atendimento da SEFAZ, Irã de Sousa Pimentel e a Representante Discente do Curso de Ciências Contábeis da UESPI, Lumara Ferreira dos Santos.

O Reitor Evandro Alberto de Sousa ressaltou a importância desse novo serviço para a comunidade, enfatizando a parceria entre diferentes órgãos e expressando confiança no sucesso dessa iniciativa. “O NAF representa um compromisso da UESPI em contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região. Estamos confiantes de que essa parceria trará benefícios significativos para todos os envolvidos”.

Placa de inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

Por sua vez, o Vice-Reitor Jesus Antônio de Carvalho Abreu destacou o impacto positivo que o NAF terá tanto para os alunos quanto para a comunidade. “Este é um momento de grande importância para a universidade e para a comunidade. O NAF não apenas oferecerá serviços contábeis e fiscais essenciais, mas também proporcionará aos nossos alunos uma experiência prática valiosa”.

Simonelly Valéria dos Santos Melo, Diretora do Campus Clóvis Moura, também enfatizou a importância da parceria entre as instituições envolvidas.  “O NAF nasceu para trazer soluções viáveis e beneficiar todas as partes envolvidas. Esta parceria é uma demonstração do compromisso da UESPI em promover o desenvolvimento comunitário”.

André Luiz da Silva Santos, Delegado da Receita Federal, expressou sua satisfação em participar desse projeto, ressaltando o papel do NAF na promoção da cidadania fiscal.  “Estou honrado em fazer parte deste projeto que visa oferecer serviços tributários e fiscais à população. O NAF é uma iniciativa importante para tornar o processo de declaração de impostos mais acessível e compreensível para todos”.

Visita nas instalações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

Lumara Ferreira dos Santos, representante discente do curso de Ciências Contábeis da UESPI, enfatizou a oportunidade que o NAF oferece aos alunos para aplicarem seus conhecimentos na prática.

“O NAF é uma grande oportunidade para os alunos colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula. Estamos entusiasmados com essa iniciativa e ansiosos para contribuir para a comunidade”.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal oferecerá uma ampla gama de serviços à comunidade, incluindo a declaração de imposto de renda, isenção de impostos para taxistas e pessoas com deficiência, cadastro nacional de imóveis rurais, parcelamentos de dívidas tributárias, entre outros. Esta iniciativa representa um passo significativo na promoção da inclusão financeira e no fortalecimento da cidadania fiscal na região.