Alunos de zootecnia realizam ação educativa na Escola Estadual Joel Ribeiro

Por Giovana Andrade

Alunos de zootecnia do nono período do campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, realizaram ação educativa na Escola Estadual Joel Ribeiro que teve como tema “Educação ambiental: Importância dos Animais Silvestres“. A iniciativa faz parte da disciplina ‘Manejo de animais silvestres’, ministrada pela professora Débora Carvalho.

A docente Débora Carvalho explica que a proposta foi levar de uma forma didática para os adolescentes entre 15 e 17 anos a importância dos animais silvestres, destacando a necessidade de protegê-los e combater o tráfico ilegal deste animais.

“Tráfico de animais silvestres é a terceira atividade ilegal que mais da dinheiro no Brasil, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas. Entendemos que a educação ambiental é uma das ferramentas que contribuirá para redução desse tipo de atividades ilegais e o profissional zootecnista tem também esse papel de contribuir com meio ambiental através da educação da sociedade. Estes alunos do Ensino médio serão futuros profissionais das mais distintas profissões, contudo eles irão atuar possivelmente em áreas diferentes, mas cientes de onde eles estiverem, devem preservar nossa fauna para garantir o equilíbrio do ecossistema que é essencial para sustentabilidade da vida animal e também humana”.

O tráfico movimenta grandes volumes em torno de US$ 2 bilhões por ano, segundo a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP). Os números, segundo a entidade são alarmantes: em torno de 38 milhões de animais silvestres são retirados ilegalmente da natureza todos os anos.

Para a estudante Patrícia Lima foi uma experiência gratificante poder compartilhar conhecimento e conscientização ambiental com os alunos. Durante a ação, foi discutido o conceito de fauna e exploradas as características dos diferentes biomas presentes no Brasil. O objetivo era que os alunos compreendessem como a diversidade de animais está intrinsecamente ligada aos ecossistemas únicos de cada região.

“A recepção dos alunos foi incrível. Eles se envolveram muito nas atividades propostas, especialmente na gincana interativa. Foi emocionante ver como eles estavam interessados em aprender e participar ativamente das discussões. Ao final da ação, fizemos questão de reforçar os principais pontos discutidos e garantir que todos os alunos compreendessem a importância de preservar a fauna e seus habitats naturais. A entrega de brindes e materiais fornecidos pelo IBAMA foi uma forma de incentivar esse compromisso com a conservação ambiental desde cedo”.

Gabriela Carvalho, discente de zootecnia, destacou que eles recentemente tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra no IBAMA e os materiais que receberam lá foram utilizados para enriquecer a ação educativa na Escola Estadual Joel Ribeiro. “Um ponto que abordamos foi a questão do tráfico de animais silvestres, levamos essas duas vertentes: a importância do animal silvestre e os malefícios do trafico no Brasil”.

A diretora da Escola Estadual Joel Ribeiro, Rosimeire Silva, esclareceu que a professora da disciplina, Débora Carvalho, é ex-aluna da escola, e que quando a docente sugeriu a posposta da palestra prontamente aceitou porque reconhece a necessidade de despertar nos alunos a importância da preservação do meio ambiente e dos animais silvestres.

” A partir do momento em que os alunos estão escutando, assistindo, interagindo em uma palestra, o conhecimento ali abordado vai ficar incutido, vai despertar o interesse, a curiosidade. Os alunos de zootecnia abordaram o assunto de uma maneira que conseguiram envolver os alunos aqui da escola, então, só tenho a agradecer pelo evento realizado, e acredito que tenha cumprido o objetivo”.