Modernização na UESPI: novo laboratório de informática e brinquedoteca são inaugurados em São Raimundo Nonato

Por João Fernandes

Dando continuidade às ações de modernização da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o campus prof. Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, ganhou um novo laboratório de informática com computadores modernos, além de uma nova brinquedoteca adaptada para atender as necessidades das crianças das comunidades interna e externa à Universidade.

Os laboratórios de informática são um investimento no acesso à tecnologia e na capacitação dos estudantes para o mundo e para o mercado de trabalho. Com este, a administração superior já entregou 16 laboratórios divididos nos campis do interior e da capital e outros três ainda serão inaugurados.

Equipados com tecnologia de ponta, esses espaços promovem o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades essenciais para os discentes, como conta a representante discente, Evelin Pereira, estudante do 2° período de Pedagogia. “Com a instalação do laboratório aqui no nosso campus, os alunos terão maior autonomia para que eles possam continuar desenvolvendo seus trabalhos e pesquisas acadêmicas aqui mesmo, além de terem um engajamento melhor no seu interesse por terem esse ponto técnico”, comenta a aluna.

O laboratório irá servir de apoio em atividades de ensino, pesquisa e extensão para os cursos de graduação do Campus, que conta com aproximadamente 144 discentes e 25 docentes. O espaço recebeu 18 computadores, 01 projetor multimídia e 01 SmartTV adquiridos com emendas de bancadas e contrapartida do tesouro estadual.

Para a diretora do campus, profa. Janilde Melo, a inauguração do laboratório reflete um passo significativo em direção à inclusão digital e um investimento para o fortalecimento do Ensino. “A gente vai utilizar esse espaço tanto para nossas pesquisas quanto para a extensão, como também vai estar colaborando com os nossos alunos que não têm computador em casa. Então, a gente sabe o tamanho da importância que tem esse laboratório de informática para nossa instituição. Todos estamos aqui para fazer valer o investimento que está sendo feito aqui na Universidade”, ressalta.

Presente na inauguração do laboratório, o reitor da UESPI, Prof. Dr Evandro Alberto, reafirmou o compromisso da administração superior com a democratização do acesso à informação e para a promoção de um ensino de qualidade. “Melhorias significativas estão sendo feitas na UESPI. Estamos adquirindo novos equipamentos, modernos e ampliando o acesso a internet em todos os campis. Além disso, estamos realizando reformas em nossos campis tanto da capital quanto do interior com o objetivo de consolidar nossa instituição  como uma referencia em ensino, pesquisa e extensão. Esse laboratório reforça esse compromisso em direção à modernização da nossa UESPI”, ressalta.

Além de modernizações no Laboratório de informática, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação -DTIC instalou, no campus de São Raimundo Nonato, seis novos roteadores Wi-fi fortalecendo ainda mais a rede de internet do Campus. De acordo o diretor do DTIC, Mauricio Rocha, a rede do campus foi ampliada como uma forma de atender as demandas da comunidade acadêmica.

“Instalamos seis roteadores profissionais. A segunda grande ação, investimento em infraestrutura tecnológica. Estamos entregando uma rede apropriada com internet de boa qualidade para que alunos e professores possam desenvolver suas atividades em um ambiente mais moderno e conectado. Além disso, ampliamos todos os links de internet assim como fizemos em outros campis,  especialmente os do interior”, comenta.

Nova brinquedoteca

Ainda no Campus Ariston Dias Lima foi inaugurada a brinquedoteca “Paulo Freire”.
A nova sala é ampla e melhor adaptada para atender as necessidades da comunidade acadêmica e servirá como laboratório para o curso de pedagogia. Segundo a coordenador do espaço, professor Gênesis Naum Farias, o espaço foi organizado em contextos de aprendizagem, isto é, locais em que a criança tem a possibilidade de criar e inventar um brincar a partir dos materiais disponíveis.

“Esse laboratório, além de ser um campo de aprendizado para o curso de pedagogia, servirá como um espaço de atendimento para a comunidade acadêmica do campus, especialmente às pessoas que têm filhos ou filhas. Dessa forma, este espaço será uma forma de aproximar o curso da comunidade, através desse ambiente mais lúdico”, pontua o professor.

De acordo com o reitor é importante que os espaços da universidade sejam compartilhados com o público interno e externo, promovendo a integração da instituição com a sociedade.

“Apesar da brinquedoteca ser um laboratório do curso da campus, ele é um espaço público que pertence a todos da universidade e àqueles que podem ser assistidos pelas atividades desenvolvidas. É importante que os espaços sejam compartilhados exatamente para atender a todas e a todos. Dessa forma, continuaremos a trabalhar para trazer melhorias para a nossa universidade”, finaliza  o professor Evandro Alberto.