UESPI Piripiri: Técnicos desenvolvem projeto de extensão sobre a capacitação das rotinas administrativas

Por Giovana Andrade

Os técnicos do campus de Piripiri estão desenvolvendo o projeto intitulado “BOLSISTAS UESPI PIRIPIRI EM AÇÃO: CAPACITAÇÃO SOBRE ROTINAS ADMINISTRATIVAS”. A cerimônia de abertura do projeto ocorreu neste mês de maio e foi conduzida por Moisés Pinhão Sobrinho, estudante do curso de Bacharelado em Computação. Moisés destacou a importância do projeto para a formação acadêmica dos alunos bolsistas.

O objetivo geral do projeto é capacitar os estudantes para desempenharem atividades administrativas de maneira ética, profissional e eficiente, promovendo seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Participaram da cerimônia do evento o  Professor Doutor Mike Melo do Vale – Diretor da UESPI em Piripiri; Assistente Social Sara Alves Henrique – Chefe do Setor de Assistência Estudantil (SAE), Teresina; Técnica Administrativa Carla Gabryela, Resende-Idealizadora e Coordenadora do projeto; a Técnica Administrativa Kalinka Carvalho – Idealizadora e Coordenadora do projeto; a Técnica Administrativa Marily Brito – Colaboradora do projeto; Técnica Administrativa Safira Cunha – Colaboradora do projeto; Sandra Roberta- Colaboradora do projeto, e o apoio dos técnicos: Lívia Pereira, Adoniran Carvalho, Joaquim Oliveira e Socorro Mamede.

Carla Gabryela Resende, uma das idealizadoras e coordenadora do projeto, relatou que o evento contou com a presença dos bolsistas participantes do programa Bolsa Trabalho, demonstrando grande interesse e engajamento na iniciativa. O público presente consistiu em aproximadamente 28 bolsistas.

“Salientamos que o projeto foi concebido a partir da identificação da lacuna na formação dos estudantes bolsistas da UESPI Piripiri, visando prepará-los para os desafios do ambiente profissional, especialmente no âmbito das atividades administrativas, a idealização e aplicação do projeto está na responsabilidade dos Técnicos da Uespi de Piripiri”.

O projeto contará com certificado de 60h e os encontros acontecerão mensalmente.

Programação:
Módulo 1  (Maio) – Ética e Postura Profissional (12h): Abordagem de princípios éticos, comportamento profissional e responsabilidade no ambiente de trabalho.
Módulo 2 (Junho) – Relações Interpessoais e Comunicação (12h): Desenvolvimento de habilidades de comunicação eficaz e gestão de relações interpessoais.
Módulo 3 (Julho) – Rotinas Administrativas (12h): Exploração das principais rotinas e processos administrativos.
Módulo 4 (Agosto) – Procedimentos Institucionais (12h): Foco nos procedimentos específicos da instituição, alinhados
à sua missão e valores.
Encontro Presencial de Encerramento (6h) (Setembro): Sessão presencial para consolidar aprendizados, esclarecer dúvida se proporcionar um momento de integração.