UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Alunos de Zootecnia visitam o IBAMA

Por Giovana Andrade

Nesta semana, os estudantes do nono período do curso de Zootecnia do campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, tiveram a oportunidade de visitar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A visita integra a disciplina ‘Manejo de Animais Silvestres’, ministrada pela Professora Débora Carvalho.

O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda sobre a importância da fauna silvestre, destacando o papel essencial do profissional de zootecnia no manejo dos animais silvestres apreendidos. Durante a experiência, os estudantes puderam observar a atuação do IBAMA na defesa dos animais silvestres e compreender como os zootecnistas podem contribuir nesse contexto.

A professora Débora Carvalho explica que, durante a visita, os alunos foram instruídos sobre a visão e missão do IBAMA na proteção da fauna. No campo, testemunharam em primeira mão o papel do zootecnista na nutrição e bem-estar dos animais silvestres apreendidos, com o objetivo de reabilitá-los para posterior reintrodução na natureza.

“Os alunos tiveram a oportunidade de observar uma variedade de animais, incluindo araras, macacos, tamanduás, gaviões, tucanos, entre outros. Muitas vezes, esses animais são apreendidos em condições físicas críticas, exigindo cuidados específicos para sua recuperação. Nesse contexto, o papel do zootecnista é fundamental, pois eles são capacitados para fornecer a alimentação e nutrição adequadas que contribuem significativamente para a reabilitação desses animais”.

A aluna Patricia Lima descreve que foi uma oportunidade enriquecedora porque deu para entender melhor os desafios ambientais enfrentados atualmente. “Durante a visita ao IBAMA, pude perceber de perto o trabalho árduo realizado pelos profissionais para proteger o meio ambiente. Conversei com especialistas que compartilharam insights sobre as ameaças ambientais atuais e as estratégias em andamento para enfrentá-las. Foi inspirador ver o compromisso desses profissionais e entender como podemos contribuir para a conservação ambiental em nossas próprias comunidades. A experiência reforçou minha convicção sobre a importância de promover práticas sustentáveis e respeitar a natureza”.

Para Vanessa Almeida, também discente de zootecnia, a experiência foi de muito aprendizado e de oportunidades únicas. “Ao longo da visita, tivemos a oportunidade única de aprender sobre as diversas iniciativas e programas desenvolvidos pelo Ibama para conservar e preservar nossa rica biodiversidade. Foi muito significativo e esclarecedor ver o Ibama destacando a importante função do zootecnista em suas atividades. Fiquei especialmente contente com a presença da zootecnista Michele, com quem tive a oportunidade de estagiar. Sua experiência e dedicação na área de manejo de animais silvestres foram inspiradoras e ressaltaram a relevância dessa profissão na conservação ambiental”.