Aula inaugural do Curso de Extensão Escrita de Resumos Acadêmicos ocorre neste sábado

Por Cássio Sousa

No próximo dia 23 de março, às 8:00, o auditório do Campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), será palco da aula inaugural do curso de extensão promovido pelo Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica (LEIA/UESPI). No encontro, os alunos poderão se familiarizar com o modelo de aprendizagem através da apresentação dos conteúdos práticos e teóricos.

Com uma carga horária total de 60 horas, o curso adotará um formato híbrido, combinando atividades presenciais no auditório do campus e atividades online através do aplicativo Google Sala de Aula para proporcionar  flexibilidade aos participantes.

O curso, que acontecerá de 20 de março a 5 de julho de 2024, tem como principal objetivo contribuir para a melhoria e o aprimoramento dos letramentos acadêmicos dos membros da comunidade universitária.

O curso de extensão é promovido pelo Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica – LEIA/UESPI, com o apoio da PREX/UESPI, por meio do Programa PIBEU.

De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo, a aprendizagem da escrita de resumos acadêmicos envolve habilidades que são importantes para produção de outros textos, como, por exemplo, resenhas e artigos, além disso a professora destacou a alta demanda na procura do projeto. “A procura foi muito boa. Ficando alguns alunos em cadastro de reserva para serem chamados caso ocorra desistência na primeira semana do curso”, relatou a discente.

A programação compreende diversas unidades de estudo. Inicialmente, de 20 de março a 18 de abril, serão abordadas técnicas de revisão e aprimoramento de textos escritos, explorando aspectos formais e sociointeracionais com base em dicionaristas, gramáticas e manuais eletrônicos.

Posteriormente, de 22 de abril a 15 de junho, as unidades 2 e 3 focarão no conhecimento de noções básicas de letramentos acadêmicos, com destaque para as singularidades dos resumos indicativo e informativo, bem como nas habilidades de produção conforme as regularidades esperadas pela comunidade discursiva acadêmica.

E por fim, durante o período de 15 de junho a 5 de julho, às aulas da unidade IV, que além de desenvolver habilidades fundamentais de estilização dos aspectos léxico-gramaticais e coesivos, prepararão os participantes para a produção e avaliação de resumos acadêmicos de alta qualidade.

CONFIRA O FOLDER COM A PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO