Por Giovana Andrade
“Psicossomática e o trabalho” é o tema da segunda roda de conversa realizada como parte do estágio curricular em psicologia organizacional supervisionado pela professora Liliane Moreira com a ajuda dos discentes Ana Valéria, Alexandre Junior e Yulla Evangelista em parceria com a Pró-reitoria de Administração da UESPI. O evento acontece no dia 20 deste mês de 9h às 11h no campus Clóvis Moura.
A roda de conversa tem como objetivos explorar e discutir os aspectos psicossomáticos das relações de trabalho entre os servidores da universidade, visando promover uma compreensão mais ampla dos impactos psicológicos e físicos dessas relações; identificar estratégias de enfrentamento e prevenção de problemas psicossomáticos relacionados ao ambiente de trabalho, incluindo políticas organizacionais e práticas de autocuidado; e promover um espaço de reflexão e troca de experiências entre os servidores da universidade para fortalecer o apoio mútuo e a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e colaborativos.
De acordo com Alexandre Volta Júnior, discente do curso de psicologia, é preciso destacar que existe uma interação entre mente, corpo e o ambiente ao qual estão inseridos, de modo que os fatores de estresse advindos do trabalho podem afetar os indivíduos de várias formas. “O nosso trabalho visa explicar brevemente sobre a psicossomática do trabalho, indicar como a psicologia pode auxiliar nesses casos e ouvir as principais dúvidas dos servidores a esse respeito”.
Poderá participar todos os servidores e alunos da UESPI sendo transmitido também pelo canal oficial da UESPI no Youtube para os que não puderem participar presencialmente no campus Clovis Moura.