Por Giovana Andrade
No dia 01 de setembro é comemorado o dia do Profissional de Educação Física, uma data especial que celebra o trabalho e a dedicação daqueles que se dedicam a promover a saúde e o bem-estar através da prática regular de atividades físicas. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na nossa sociedade, ajudando a manter as pessoas ativas e saudáveis, prevenindo doenças e promovendo um estilo de vida mais equilibrado.
Em comemoração a está data, o curso de Educação física do campus Torquato Neto, em Teresina, organizou uma palestra com a temática “O profissional de Educação Física no mercado de trabalho” ministrada por Francinelio Ribeiro, que explorou desde a história da profissão, compreendendo como ela surgiu e como era antes da regulamentação legal que a define, até a discursões sobre o mercado de trabalho, fornecendo insights sobre como ingressar e se estabelecer nesse setor, bem como as oportunidades disponíveis para os profissionais. ” Nós somos os profissionais do movimento, nós estudamos, nós educamos, nós vivemos o movimento humano, promovemos a importância da atividade física como uma ferramenta vital na busca por um estilo de vida mais saudável e ativo”.
Na oportunidade, o corpo de dança da UESPI também esteve presente com a apresentação da dança do coco, além de brincadeiras na quadra esportiva do campus.
O discente do curso, Lucas Vieira, do segundo período de Educação Física, explica que sua admiração pelo o curso surgiu através de sua experiência com diabetes, quando foi diagnosticado com diabetes tipo 1 com apenas 14 anos, e isso trouxe desafios significativos para sua vida, chegando a perder cerca de 25 quilos e foi quando decidiu mudar de vida e entrar na academia, com isso ele conseguiu ganhar 35 quilos e melhorar sua condição. ” Percebi que o exercício físico desempenha um papel crucial no gerenciamento de doenças crônicas. Quando penso no meu futuro profissional, imagino-me motivando e ajudando pessoas que também enfrentam doenças como a diabetes e a obesidade. Quero fazer palestras motivacionais para encorajar essas pessoas, muitas vezes desanimadas devido às dificuldades de cuidar da saúde e às barreiras sociais que enfrentam. Meu objetivo é ser alguém que pode fazer a diferença e inspirar outros a conseguirem uma vida mais saudável“.