Por Giovana Andrade
O programa de Mestrado Profissional em Rede de História (PROFhistória), que é avaliado pela Capes com nota 5, celebra a aprovação do Doutorado profissional em Ensino de História. O programa ocorre no campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Prof. Dr. Rauirys Alenca, também celebra com uma imensa alegria a aprovação do PROFhistória a nível de doutorado. De acordo com ele, trata-se de um programa que a UESPI participa compondo a Rede Nacional de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História, tendo a UFRJ como instituição âncora.
“O objetivo é proporcionar formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica, visando a dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de História. Agora ampliando também o programa para o nível de doutorado poderemos cumprir esse objetivo de forma mais abrangente, com excelência na formação de doutores pesquisadores que atuam no ensino de História, trazendo mais qualidade para a Educação Básica”.
O Prof. Dr. Danilo Alvez Bezerra, Coordenador do Profhistória, considera esse um grande avanço da pesquisa na Uespi e contribui para mais avanços na pós-graduação. Para ele, a abertura do Doutorado é uma conquista difícil de mensurar. “Por certo é algo inédito um doutorado com oferta de vagas, disciplinas e corpo docente formado com professores e professoras de diversos campi da Uespi. É inédito também a abertura de um curso de doutorado fora da capital e num lugar estratégico, como a planície litorânea, que abriga uma demanda reprimida de muitos profissionais em busca de uma formação crítica, atualizada e de alto nível em suas formações”.
O Docente complementa dizendo que “a coordenação do ProfHistoria da Uespi Parnaíba espera que novas vagas para o curso de História sejam abertas pra que ambos, graduação e pós graduação (mestrado e doutorado), ofereçam bons resultados para a Uespi e para a sociedade piauiense”
A definição do número de vagas ainda está em processo de discussão e será decidida em uma Plenária Nacional. Além disso, a data de entrada da primeira turma no doutorado também será definida durante essa reunião.