Por Giovana Andrade
“Nossa intenção é divulgar a cultura brasileira através da dança, despertando o interesse de cada pessoa para perpetuar esse conhecimento”, descreve Renata Batista, professora e coordenadora do projeto de extensão do corpo de dança da UESPI, no campus de Teresina.
O projeto engloba não apenas alunos do curso de Educação Física mais também estudantes de outros cursos e membros da comunidade externa. O objetivo principal é resgatar e preservar a cultura piauiense por meio da dança, valorizando as danças nacionais e folclóricas. Ainda de acordo com a docente o trabalho consiste em preservar nossa cultura, que está sendo perdida devido à falta de prática e vivência dos alunos, inclusive nas escolas.
Atualmente, o corpo de dança é composto por 14 integrantes, entre eles bolsistas e voluntários. As aulas acontecem, semanalmente, às quartas e sextas-feiras, das 12h30 às 14:30h. O horário foi pensado para evitar conflitos com as aulas e permitir que os membros da comunidade que já trabalham possam participar durante o horário de almoço.
Quanto às apresentações, o projeto do Corpo de Dança da UESPI de Teresina está envolvido em duas frentes principais: as atividades institucionais da UESPI e os convites externos. São realizadas participações em aberturas de eventos e outras atividades institucionais promovidas pela Universidade. Adicionalmente, são realizadas apresentações fora da instituição mediante solicitação por meio do perfil no Instagram @cduespi_the. Cada solicitação é analisada levando em consideração a disponibilidade na agenda e viabilidade. No entanto, é relevante destacar que não é possível atender a todas as demandas, uma vez que nosso enfoque principal está nas apresentações institucionais.