Coordenadores de cursos relatam a importância de serem o elo entre os alunos e as instâncias administrativas

Por Giovana Andrade

Joelson Almeida, Coordenador de Enfermagem, em Parnaíba, destaca que o que estimulou a ocupar o cargo foi poder contribuir ainda mais para o avanço do curso de Enfermagem, que têm 25 anos de existência formando profissionais de excelência. “Como egresso do curso de Enfermagem da UESPI, formado em 2018.2 nesta casa, aceitei o desafio de conduzir o curso junto com docentes e discentes. O   apoio incondicional dos colegas e alunos deixam essa missão mais leve e eficiente no atendimento. Hoje, posso dizer que tenho uma visão ampliada do que é gerir um curso, suas demandas e desafios encontrados no processo de gestão educacional. Sou grato pela oportunidade dada a mim”.

Pró-Reitora de Administração e Recursos Humanos (PRAD) divulgou o Edital com o Regimento Eleitoral para  Coordenador de Curso. A escolha para o cargo  será realizada por eleições diretas, em votação secreta, de forma eletrônica, para um mandato de dois anos, sendo permitida uma única reeleição.

O Coordenador do curso de Enfermagem em Parnaíba, Prof. Joelson Almeida, com discentes do curso em um evento.

Leonardo Ribeiro, Coordenador de Biologia, em São Raimundo Nonato, relata que é sua segunda gestão como Coordenador e para ele é gratificante poder colaborar com a formação dos estudantes dando apoio e zelando para que os direitos dos discentes sejam sempre atendidos.

“Nós coordenadores somos o elo entre os alunos e as instâncias burocráticas e administrativas. Executamos as ações ou encaminhamos solicitações à Teresina para que as demandas de alunos e professores sejam solucionadas. Além disso, realizamos as matrículas de alunos com pendências, organizamos as disciplinas a serem ofertadas nos semestre acadêmicos, elaboramos grade semanal de horários, analisamos e encaminhamos ao Colegiado processos de reintegração de curso,  etc. Presidimos a elaboração e atualização do Projeto Pedagógico do Curso,  organizamos a pauta de reuniões de colegiado e núcleo docente estruturante e somos Membros nato no Conselho de Unidade. São muitas atividades relevantes para que um curso consiga consiga seu destaque “.

Jaqueline Torres, Coordenadora de Jornalismo em Picos, destaca que desde seu ingresso na UESPI, no campus de Picos, exerceu o cargo de Coordenadora 3 vezes: no ano de 2007; entre 2010 à 2012 e entre 2015 e 2016 e, atualmente, exerce sua quarta gestão. Ela ainda relata que em cada uma delas obteve experiências e aprendizados diferentes.

“Nesse percurso nós aprendemos muito. Acredito ser valioso tanto pessoal quanto profissionalmente que, nós docentes, passemos por um período na coordenação de seus respectivos cursos, porque só assim compreendemos a complexidade que é uma coordenação. A cada ciclo são discentes, professores, administração, processos e procedimentos diferentes “.

Jaqueline Torres, coordenadora de Jornalismo em Picos.

Cronograma das Eleições:

16/11 – Lançamento do Edital

17/11 – Recursos contra o Edital

18/11 – Resultado dos Recursos contra o Edital

21/11 – Solicitação de Desincompatibilização

23 a 25/11 – Inscrições das Chapas

28/11 – Resultado Preliminar das Inscrições

29 e 30/11 – Recurso contra o Resultado Preliminar das Inscrições

01/12 – Resultados dos Recursos e Homologação das Inscrições

02/12 a 08/12 – Período da Propaganda Eleitoral

09/12 – Período de Votação

12/12 – Resultado Preliminar da Apuração

13/12 – Recursos contra o Resultado Preliminar da Apuração

14/12 – Resultado dos recursos

14/12 – Resultado Final

Para mais informações acesse o espaço virtual.