Grupo interdisciplinar de pesquisa realizará evento em comunidades quilombolas da região de Picos

Por Leonardo Dias

Inscrições abertas para evento “Comunidades Quilombolas e Indígenas no Piauí: Dilemas e perspectivas”. O encontro será realizado pelo grupo interdisciplinar de pesquisa Dinâmicas socioambientais, cultura e desenvolvimento no semiárido em consonância com o Projeto de Extensão Universitária “Multiculturalismo e Direitos Humanos: fatos, fotos e versões”, campus professor Barros Araújo na cidade de Picos.

O evento acontece nos dias 09 e 10 de abril de 2022, na cidade de Paquetá do Piauí, nas Comunidades Quilombolas Custaneira e Canabrava. O grupo de pesquisa, aprovado no PIBEU UESPI N° 024/2021 da UESPI, é liderado pela Professora Doutora Janaína Alvarenga Aragão.

No primeiro e segundo dia de evento serão realizadas palestras e minicursos, com objetivo do evento é fortalecer as discussões a respeito das dificuldades e garantias do acesso a políticas públicas destinadas às Comunidades Indígenas e Quilombolas do Piauí e viabilizar que as políticas públicas tenham mais aproximação prática com a realidade das vivências que são desenvolvidas nas comunidades.

Segue a grade de palestrantes:

A organizadora, Rita de Kassia Leal e Silva, aluna do 5º período curso de Direito de Picos fala que as expectativas do evento é atingir o público tanto acadêmico quanto organizações sociais e políticas, bem como outras comunidades quilombolas que se sintam tocadas com os temas que serão abordados durante os dois (02) dias.

“Esperamos que o evento promova o debate acerca da desigualdade social, intolerância religiosa, escassez de política públicas e as dificuldades de concretização das políticas públicas já existentes nessas comunidades, direitos das comunidades tradicionais, religiosidade, saúde, cultura, multiculturalismo, dentre outras pautas atenientes às Comunidades Indígenas e Quilombolas do Piauí“, explica.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas através do link disponibilizado pela organização do evento.

Os inscritos receberão certificado de 20h/a, sendo limitado o número de vagas para a modalidade presencial (100 pessoas) e ilimitado para a modalidade remota (transmissão ao vivo pela internet), de forma que para efetuá-la os interessados deverão investir R$ 15,00.

Divulgação e Ouvidoria

O evento ainda conta com uma página oficial de divulgação no Instagram para repassar mais informações acerca das inscrições e da programação (@projeto_multiculturalismo) e com um e-mail para sanar dúvidas (projetomulticulturalismo@gmail.com).