UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Zootecnia Teresina: alunos realizam aula prática em Nazária-PI

Por Anny Santos

Alunos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, realizaram uma aula prática, na última segunda-feira (05), em uma granja de Galinhas Caipiras, no município de Nazária, Piauí.

A coordenação do curso estimula a promoção de aulas práticas para que os alunos possam associar a teoria de sala de aula com a prática no campo e assim ter uma formação acadêmica mais completa. Com isso, a atividade foi organizada pela Profa. Dra. Débora Carvalho, responsável por ministrar as disciplinas de Avicultura e Melhoramento Genético Animal 2.

De acordo com a Professora, o contato direto com campo e com o produtor, vivenciando in loco as práticas da produção de aves caipiras, tanto de linhagens especializadas como de raças locais, contribuirá para a bagagem de conhecimento do discente nessa importante área da Zootecnia, que muito tem crescido no Estado do Piauí, com perspectiva de que absorva bastante profissionais no futuro.

“Os alunos puderam vivenciar, na prática, como se formula ração para aves caipiras e suas particularidades. Também viram sobre manejo de pintos, vacinações de aves, manejo de aves poedeiras e aves de reprodução, diferenciações de grupos genéticos de aves caipiras e, até mesmo, práticas de bioseguridade em granja caipira. Todas essas ações realizadas na prática. Ações como essas somam como diferencial na vida profissional dos alunos”, destaca.

Segundo a aluna Ayrlane Cavalcante, do 6° bloco do curso, a experiência foi maravilhosa. O lugar é completo, organizado e bastante acolhedor, com o diferencial de que tudo é realizado de forma orgânica e natural. “Eu, particularmente, não me interessava muito pela área da avicultura, porém, tive uma experiência tão boa que vimos que não é um bicho de sete cabeças e me despertou bastante interesse. Acredito que não só em mim, mas na maioria da nossa turma de Zootecnia do sexto bloco”.

Jyslaine Pereira, aluna do 8° bloco, reforça a experiência como única e enriquecedora, pois trouxe um aprendizado que não pode ser adquirido apenas em sala de aula. “Essa experiência contribuiu muito para que eu, enquanto acadêmica, entendesse e visse como realmente funciona na vida real todo um sistema de criação e produção de galinhas caipiras. Mostrou que é possível utilizar e produzir, de forma satisfatória, a raça nativa do nosso estado que é a Canela-Preta. Além disso, trouxe uma maior aproximação com o produtor e mostrou como funciona toda a dinâmica da sua produção e, possivelmente, abrirá portas para que nós estudantes possamos ter oportunidades de estágio, podendo nos inserir no mercado de trabalho”.