V Seminário PIBEU reuniu docentes e discentes para tratar de Extensão universitária

Por Débora Amorim (estágio supervisionado)

Profa. Sammara Jericó (Docente orientadora)

Na manhã desta quarta-feira (26), aconteceu a live do V Seminário Pibeu organizado pela Pró-reitoria de Extensão dos Assuntos Estudantis e Comunitários -PREX. O objetivo foi fazer uma prestação de contas dos trabalhos realizados no Programa Bolsa de Extensão Universitária – PIBEU, no ano passado. Além disso, ocorreu o compartilhamento de experiências extensionistas e uma palestra sobre a Extensão universitária.

Durante a ocasião, estiveram presentes o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto; a Diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão – DPPE, Prof. Dra. Aline Martins de Olinda Menezes; a Pró-reitora da PREX, Profa. Ivoneide Alencar;  a Profa. Dra. Débora Dettman, que é Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Profa. Dra. Renata Batista dos Santos Pinheiro, atualmente, professora adjunta do curso de Ed. Física da UESPI.

A Diretora do DPPE iniciou o evento destacando que era um momento de ligação entre a comunidade e a Universidade, além de “um encontro de saberes”. Logo após, a Pró-reitora da PREX, Profa. Ivoneide Alencar, reforçou que o objetivo do PIBEU é incentivar a formação acadêmica, visando a articulação do ensino, pesquisa e extensão.

A convidada, Profa. Dra. Débora Dettman, trouxe em seu discurso falas explicando tanto as vantagens quanto as dificuldades da pesquisa em extensão no estado do Piauí. A Pró-Reitora enfatizou que existe uma falta de conhecimento sobre a definição do que é extensão dentro da comunidade acadêmica, dificultando o entendimento das pessoas sobre a área. “Existe uma ausência, uma negligência em relação ao que é a extensão, uma coisa que, normalmente, não acontece nas outras áreas, como ensino e pesquisa”, problematiza ela.

Débora Dettman expôs também depoimentos de alunos que participaram de extensões, que enxergaram aspectos positivos como “ressignificação de saberes, aplicação práticas de conceitos teóricos que eles haviam adquirido em sala de aula, internalização da profissão, aprimoramento das habilidades, aumento da produção  científica e da participação em eventos”, além de melhora no trabalho em equipe e o respeito mútuo entre eles, interação, solidariedade e responsabilidade ética.

O Reitor Evandro Alberto falou sobre a relevância da extensão como uma forma de unir a comunidade acadêmica com a comunidade civil, trazendo também que o aumento nas bolsas de R$ 400 para R$ 700 é um incentivo a mais para os estudantes. Na oportunidade, houve também interação com quem assistia a live, esclarecendo dúvidas e exibindo feedbacks.

Para finalizar, a professora Dra. Renata Batista trouxe uma apresentação sobre a experiência da mesma na extensão com o projeto “Saúde na Praça”. A docente elogiou o PIBEU e exaltou que esse programa é enriquecedor para os alunos e também para os professores.

A live está disponível no Youtube da UESPI pelo link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=qqukPnjMxGE