Por Jésila Fontinele
O V período do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, promoveu o projeto “Bora constar” no Centro de acolhimento social, Casa das Samaritanas, responsável por acolher mulheres e o público LGBTQIAP+ que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Iasmin Maia, Eduardo Hérysson Andrade, Samia Cunha, Maria Clara Araújo e Laricy Fonteneles, desenvolveram o projeto por meio da disciplina práticas em espaços não escolares, na qual buscaram promover atividades recreativas, de lazer, voltadas a valorização de conquistas, compartilhamento de desafios, história de vida, além de dinâmicas, sorteios e culminância, que ocorreu no último dia. Para Iasmin Maia Brito, é importante mostrar que a educação não é feita apenas em sala de aula, mas também em ambientes externos. “ Levamos a chance de troca de conhecimentos e o desenvolvimento de atividades que talvez não fossem, no cotidiano, serem desenvolvidas’.
Iniciativas como essa reforçam o esforço ativo dos estudantes da instituição , que exercem um papel como agentes de mudanças, ao aplicarem na prática conhecimentos adquiridos em teorias que impactaram de forma positiva o publico atendido pelo centro social, com integração por meio de danças , interações e conversas reflexivas, a fim de mostra-las de uma forma acolhedora, o avanço de estarem em um ambiente de reabilitação.