Universidade Aberta do Piauí ganha laboratório para incentivar empreendedorismo de estudantes

A UESPI, através da Universidade Aberta do Piauí, lança o UAPI Inova Tech, Laboratório de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias. A iniciativa traz um novo conceito e ideias inovadoras que possam repercutir positivamente na formação dos alunos e no incremento profissional, estimulando indicadores de desenvolvimento socioeconômico em todos os territórios abrangidos pela Universidade Aberta do Piauí.

O Lab. Inova Tech será responsável pela prática de desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão dos discentes devidamente matriculados e cursando a partir do 2° período. O laboratório visa promover um ambiente de transformação e estímulo à criatividade, empreendedorismo e inovação para novos negócios em espaços emergentes e potenciais, com foco nos 12 territórios do Piauí, englobando os 183 municípios nos quais a UAPI está inserida e os 13 campi da UESPI.

Em maio deste ano, o Governador Rafael Fonteles anunciou o investimento de R$ 66 milhões para ampliação e modernização de todos os 13 campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), além da Faculdade de Ciências Médicas (Facime) e do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). O valor é considerado o maior investimento de toda a história da Instituição de Ensino.

O lançamento da UAPI Inova Tech aconteceu durante a solenidade de comemoração dos 37 anos da Universidade Estadual do Piauí. Representando o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo, acompanhou o evento que reuniu professores, gestores, estudantes, e demais membros da comunidade acadêmica da Instituição.

Na ocasião, a Superintendente Viviane Carvalhedo parabenizou a Universidade pelo seu aniversário e pela instalação do laboratório destacando que a Instituição está alinhada aos objetivos do Governo, pensando sempre em estratégias de inovação e visando o desenvolvimento e avanço do Ensino Superior no estado.

“O Piauí é o único estado da federação a conseguir instituir Ensino Superior Público em todos os seus municípios. É uma alegria ver a Universidade Aberta do Piauí trazendo inovação e cuidados para a comunidade uespiana, além de levar Ensino Superior de qualidade aos piauienses”, pontua.

O Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Evandro Alberto, pontuou alguns projetos e ações que estão sendo desenvolvidos nos próximos anos e agradeceu toda a comunidade acadêmica pela dedicação e trabalho realizado pela Instituição. “Queremos que a nossa Universidade cresça cada vez mais, e cresça nas melhores condições, estamos trabalhando para isso. Os professores, técnicos, servidores, estudantes, todos aqueles que fazem parte dessa instituição, são parte fundamental desse crescimento”, concluiu.

A UAPI

Instituído em dezembro de 2016, o sistema Universidade Aberta do Piauí (UAPI) tem a finalidade de expandir e interiorizar a educação superior por todo estado do Piauí. A oferta dos cursos acontece através da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, atualmente, leva o Bacharelado em Administração para cerca de 183 polos espalhados em cidades do interior do Piauí e abriu a oferta para dois novos cursos: Tecnologias em Energias Renováveis e Tecnologias em Sistemas para Internet.