UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

União entre os campi de Oeiras e Uruçuí transforma salas de aula com oficinas artísticas

Por Roger Cunha 

Unir arte, educação e cidadania é a proposta do programa de extensão Espetáculos e Oficinas Itinerantes: desenvolvendo educação e arte em escolas públicas do ensino fundamental, idealizado por docentes e discentes dos campi da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em Oeiras e Uruçuí.

A iniciativa tem transformado salas de aula em palcos de descobertas artísticas, ampliando horizontes para crianças da rede pública de ensino.

Arte e educação caminham juntas em projeto da UESPI no interior do Piauí

Coordenado pelas professoras Lorena Raquel de Alencar Sales de Morais (Campus de Oeiras) e Rosa Maria Borges de Queiroz Rosado (Campus de Uruçuí), o projeto visa fortalecer a formação cidadã por meio de atividades como teatro de bonecos, contação de histórias, oficinas de leitura, saraus e ações de arte com material reciclável. Com duração prevista de dois anos (de junho de 2024 a junho de 2026), o programa atua em escolas públicas de Oeiras, Teresina e Uruçuí, com carga horária anual de 200 horas.

A professora Rosa Maria explica que a ideia do projeto nasceu da observação da rotina pedagógica nas escolas. “Percebemos que as turmas do 5º ano realizam muitas atividades direcionadas aos conteúdos das disciplinas de Português e Matemática, pois as escolas se preocupam com a aprendizagem de conhecimentos dessas disciplinas, que são tão cobrados nas avaliações externas. Então, consideramos que a arte pode proporcionar momentos de comunicação, expressão e ludicidade para os(as) alunos(as) do 5º ano”, destaca.

Arte e educação caminham juntas em projeto da UESPI no interior do Piauí

Uma das participantes do programa, a estudante de Pedagogia Pollyana Gomes Martins, compartilha que inicialmente se interessou pela carga horária complementar, mas rapidamente se encantou pela proposta. “Desde o primeiro dia em sala com eles, já me encantei pelo projeto. Além de ensinar, aprendo muito com cada um. É gratificante poder compartilhar o pouco que sabemos e, ao mesmo tempo, aprender com eles. Está sendo uma experiência incrível! Cada história apresentada torna o processo ainda mais especial”.

Pollyana Gomes observa com entusiasmo o impacto das oficinas no desenvolvimento das crianças. “Já é possível perceber o desenvolvimento das crianças a partir das atividades realizadas. Tenho notado avanços na forma como elas se expressam, na autonomia ao criar, no cuidado com os materiais e até na colaboração com os colegas durante os momentos de produção. Cada atividade revela um pouco mais do olhar único de cada criança”.

Arte e educação caminham juntas em projeto da UESPI no interior do Piauí

Além disso, a vivência no projeto tem sido decisiva em sua formação como futura docente. “Ele me permite vivenciar, na prática, aquilo que aprendo na teoria, fortalecendo minha compreensão sobre o papel do educador. Aprendo a olhar para cada criança de forma única e a valorizar suas expressões, ideias e vivências. É uma experiência que reafirma minha escolha pela docência e me prepara para atuar com mais consciência, sensibilidade e responsabilidade no futuro”.

Na Escola Municipal Genésia Neiva, em Uruçuí, as ações vêm acontecendo com alunos do 5º ano, sempre às quintas-feiras, no turno da tarde. Em abril, os estudantes participaram da contação da história “Apuka”, apresentada em formato de cineminha, seguida de atividades como preenchimento de fichas de leitura. Em maio, outras histórias foram trabalhadas em sala, como “Uma estátua diferente” e “O domador de monstros”. As oficinas seguem em junho com o recontar das histórias lidas em grupos e apresentações dos contos para os colegas, incentivando a oralidade, o trabalho em equipe e o gosto pela leitura.

Para a professora Rosa Maria, a arte tem papel essencial na formação integral dos estudantes. “Durante a realização das atividades do programa, as crianças descobrem habilidades e desenvolvem novas competências. O uso da linguagem das artes visuais, do conto, da poesia e do teatro pode favorecer a aprendizagem da leitura das palavras como a leitura de mundo”, afirma.

Arte e educação caminham juntas em projeto da UESPI no interior do Piauí

Ela ressalta que, por meio das experiências artísticas e literárias, as crianças expandem seus horizontes para além do conteúdo curricular. “A comunicação e o conhecimento não se adquire apenas no universo dos livros, mas no contato com as artes. As diversas linguagens colaboram para a construção da subjetividade, da formação cultural e cidadã dos(as) alunos(as).”

Com planejamento semanal nos campi da UESPI e encontros quinzenais nas escolas, o projeto fortalece os laços entre universidade e comunidade escolar. Ao final de cada ciclo, as atividades culminam em apresentações abertas como feiras, saraus e espetáculos, consolidando uma experiência educacional que valoriza a expressão artística como parte do processo formativo e da cidadania.