UNATI realiza eventos online com alunos sobre envelhecimento, saúde mental e sexualidade

Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) e o Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (NUTI) estão realizando o “Café(to) com poesia”. O projeto corresponde uma série de encontros on-line com as mais variadas atividades para os alunos. A próxima reunião acontece hoje (17).

Café(to) com poesia é uma realização da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os alunos tem a oportunidade de interagir, praticar educação física, dança, falar sobre auto estima e o isolamento social, entre outras atividades recreativas.

O professor Alex Fabiano ministrou a palestra sobre “Como envelhecer sem ficar velho”. Ele afirma que esse contato com o grupo é muito importante, pois elas passam por um momento muito delicado nesse processo de Pandemia. Por fazerem parte do Grupo de risco, foi lhes tirado o seu bem maior que é sua liberdade e o direito de ir vir. Por isso tentamos amenizar essa situação através de aulas interativas, palestras, desafios e contato com outras Universidades Abertas a Terceira Idade.

“O Feedback é muito bom, sentimos e vemos a alegria em participarem de cada atividade. Procuramos da melhor trazer dias melhores para cada uma delas, semeando a esperança de voltar em breve com todas as atividades. Por fim, procuramos afastar a tristeza provocada pelo isolamento e fazer entender a cada uma a sua importância como parte de nossa equipe”, relata o professor.

A psicóloga Cleópatra Loiola pontua que para os idosos, o convívio social e a manutenção dos laços de amizade tem profunda importância à saúde mental.

“O isolamento tem trazido sofrimentos que chegam aos nossos ouvidos e aplicativos de mensagem todos os dias, sobre a dificuldade de cuidar-se, de executar tarefas cotidianas, de lidar com a convivência 24h com familiares e também de entender as perdas em massa que têm ocorrido. Se faz necessário abordarmos estratégias de autocuidado reforçando pequenos atos de autoamor, trazermos ao convívio virtual (único possível) este público para ser inserido e reinserido em seus ciclos de amizade, traçarmos planos para que a saúde mental seja mantida e as dores vividas sem desgaste completa”, explica a psicóloga que participou da discussão sobre “Estratégias de Autocuidado em Saúde Mental”.

Falando ainda sobre Consciência Espiritual e bem-estar, o professor Neto Pimentel acrescenta que em época de isolamento social, estes alunos e alunas, naturalmente, podem ter elevado seus graus de ansiedade. “Comumente, nesta fase da vida, muitos já se encontravam em isolamento, e isto se ampliou na atual conjuntura. O tema que desenvolvemos visava a um fortalecimento da crença em suas próprias potencialidades, na capacidade criativa de sua própria realidade, podendo transformá-los conforme seus desejos, desse que estes estejam alinhados com o movimento de amor do Universo”, diz.

Encontros on-line

As reuniões com os alunos continuam. A temática dessa quinta-feira (17) é “Sexualidade na terceira idade”. A jornalista, psicóloga e sexóloga em formação, Márcia Leal, explica que planeja fazer uma abordagem a partir do que é a Sexualidade de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e como o tabu em relação a esse assunto com a terceira idade deve ser quebrado.