UNATI lança o XVI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade

Por João Fernandes e Vitor Gaspar

Em uma solenidade com a presença de autoridades e membros da Administração Superior, a  Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) lançou oficialmente o XVI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. A cerimônia aconteceu na  manhã da última sexta-feira (11).  Esta é a primeira vez que Teresina recebe o Encontro que promete impulsionar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os participantes.

O Encontro Nacional será realizado nos dias 11, 12 e 13 de outubro e traz uma programação variada, incluindo palestras, debates, mesas redondas e apresentações culturais. Com tópicos que abrangem desde atualizações acadêmicas até questões sociais e de saúde e que impactam essa faixa etária. O encontro se apresenta como uma oportunidade única de crescimento pessoal e troca de saberes.

Durante o lançamento, a Profa. Aline Meneses, Diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DPPE), ressaltou a importância do evento para a cidade e para os participantes, destacando a dedicação da Universidade em promover ações alinhadas com os interesses da sociedade.

“A ação extensionista é uma oportunidade que a universidade tem de se aproximar da comunidade externa e ofertar trabalho, ações e pesquisas para construção de uma sociedade melhor e com mais qualidade de vida. Nesta perspectiva, estamos  apoiando na ampliação, no cadastramento e na discussão para que essas ações possam ser executadas com maestria, apoiadas na ciência”, comenta a diretora.

UESPI promove lançamento do XVI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior

Durante o lançamento, o Secretário de Educação de Teresina, Prof. Nouga Cardoso, compartilhou sua empolgação com a escolha de Teresina como anfitriã de um evento voltado aos idosos com debates dedicados inteiramente ao futuro de cada um de nós. ” É muito importante dizer que o conhecimento é para todos, não tem idade.  A todo instante, temos infinitas possibilidades de aprender, então, a Universidade presta um excelente serviço à comunidade abrindo as suas portas a essas pessoas para que elas possam continuar motivadas, continuar adquirindo e assimilando conhecimentos que são a base do entendimento do mundo que se vive hoje”, pontua o Secretário.

Para o Coordenador da UNATI, Prof. Moisés Mendes, a escolha de Teresina como sede do evento reflete o empenho da cidade em acolher iniciativas que promovem o desenvolvimento intelectual e social em todas as etapas da vida. “Junto ao Encontro Nacional de Estudantes, vamos realizar o primeiro Workshop de Envelhecimento e Qualidade de Vida, um workshop totalmente voltado para estudantes e profissionais da área da saúde. O evento ser sediado no nosso Piauí é um reconhecimento do nosso trabalho diário do programa na instituição, se torna muito significativo para todos nós”, destaca o professor.

Segundo Allan Cavalcante,  Secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Públicas Integradas de Teresina,  é importante que as instituições  consigam capacitar, qualificar, oportunizar situações, tanto na área da educação, na área da saúde, na área da assistência social, para os idosos. “É importante que nós, enquanto Poder Público, enquanto gestão, estarmos participando e fomentando nesses eventos para que a gente possa avançar ainda mais nas nossas atitudes, nas nossas atividades, nas nossas metas”, comenta o secretário.

O Deputado Estadual, Fábio Novo, acredita que o evento pode ser um momento de celebração da sabedoria acumulada ao longo dos anos e um exemplo inspirador de como a educação pode transcender gerações.  “O Brasil caminha nos próximos 15 anos para ser um país de pessoas da ‘melhor idade’. Então, não podemos desconsiderar essa realidade que está muito próxima da gente. De forma que é importante a gente ter essas discussões e se organizar enquanto Estado para essa nova realidade”, pontua.

O evento contou também com a participação do reitor da Universidade, Prof. dr. Evandro Alberto, que destacou o compromisso da instituição em oferecer oportunidades de aprendizado ao longo da vida. “É um evento muito importante para nossa comunidade, pois trata do  melhoramento da discussão sobre a política para o idoso, no aspecto da saúde e da própria educação. O encontro reforça a ideia de que os idosos podem ser inseridos num ambiente que muitas vezes eles não imaginariam estar, que é na Universidade”, finaliza o reitor.

Inscrições

As inscrições para o XVI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior já estão abertas e podem ser feitas através deste link.