UNATI: Confira como foi o encerramento do NCTI 2023 em Teresina

Por Anny Santos

Na última sexta-feira (13), a Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou o encerramento do XVI Encontro Nacional de Estudantes e Coordenadores da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, no Blue Three Hotel, em Teresina. O evento representou um marco significativo no estímulo à educação continuada para idosos, bem como à formação e à pesquisa na área.

O encontro reuniu participantes de várias partes do Brasil, proporcionando uma oportunidade para capacitar estudantes da terceira idade e profissionais da área de educação física, visando desempenhar um papel fundamental na promoção de um envelhecimento saudável e ativo.

Segundo o professor Dr. Ivaldo Coelho, Coordenador da UNATI juntamente com o professor Dr. Moises Mendes, o evento contou com 590 inscritos nas atividades propostas durante a semana, todos com representantes dos mais diversos estados do país. “Estamos encerrando com chave de ouro, sabendo que tudo ocorreu da melhor forma possível. Conseguimos representar bem o nosso estado e receber calorosamente os alunos dos outros, com uma boa estrutura e um equipe capacitada, promovendo saúde através de palestras e atividades desenvolvidas pensando no bem estar dos nossos alunos”.

Ao longo desta semana, o evento se estabeleceu como um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos, especialmente voltados aos idosos. Os temas discutidos foram cruciais e variaram desde a autonomia do idoso até a promoção da qualidade de vida, passando pela importância de debater o envelhecimento de forma abrangente.

Solenidade de abertura

O programa desenvolvido na UESPI tem estimulado a aquisição de novos conhecimentos pelos alunos idosos, promovendo a troca de experiências com a comunidade acadêmica mais jovem e cumprindo um papel essencial na extensão universitária. Este ano, Teresina teve a honra de sediar o Encontro Nacional pela primeira vez, e o evento cumpriu sua promessa de impulsionar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os participantes. A cerimônia de encerramento foi marcada por momentos de celebração, que permitiram a interação e a conexão entre os participantes, consolidando os laços criados ao longo da semana, com muita dança e trio elétrico.

Conexões e qualidade de vida

Para Maria de Fátima Ferreira, 68 anos, aluna da UNATI/UESPI desde 2017, participar do programa representar atingir um novo patamar de vida, através de mudanças que ocorreram graças às atividades desenvolvidas em sala. Segundo ela, é possível perceber o cuidado dos voluntários, em especial os Coordenadores, com tudo que é desenvolvido em prol do bem-estar dos alunos.

Maria de Fátima Ferreira

“Tudo que é desenvolvido é tão bom que ter aulas apenas dois dias na semana parece pouco. Participar das aulas, das atividades físicas, das palestras e interações, de tudo, é extremamente importante. Além disso, é uma oportunidade incrível poder participar desse evento. A gente nota o cuidado que tiveram, não apenas para quem é daqui, mas para os alunos que estamos recebendo de outros lugares do país. Estou feliz por poder aprender tanto ao longo dessa semana, concluindo o Fórum com chave de ouro, espero poder participar dos próximos nos outros estados“, finaliza.

Ao longo dos três dias de evento, as mesas redondas proporcionaram um espaço para compartilhar práticas para lidar com os desafios do envelhecimento. Além disso, atividades interativas, ajudaram a manter os participantes em movimento. O evento não apenas promoveu o envelhecimento saudável, mas também enfatizou a importância de viver bem.

A aluna Maria do Socorro, 60 anos, de Itaberaba (BA), participa das atividades do programa há pouco mais de um ano e relata sua experiência com o primeiro fórum em que participa. “Tem sido uma experiência incrível. Nos sentimos muito bem recebidos, todos são acolhedores. Tive boas experiências durante o evento e fora dele também. Teresina é uma cidade calorosa, então esse é um momento marcante“.

A iniciativa deixou um legado significativo para o envelhecimento saudável e ativo, ressaltando a importância de continuar a investir em iniciativas que promovam a qualidade de vida na terceira idade.

O próximo local a sediar o fórum será o Rio Grande do Sul, em 2025.