#UESPI35ANOS: Em live de comemoração do aniversário da UESPI é destacado o impacto social da universidade no Piauí

Por Priscila Fernandes

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), completa hoje 35 anos de trabalho, dedicação e o oferecimento de um ensino de qualidade! Esse dia especial contou com a realização de uma live no canal Uespi Oficial que teve a participação de personalidades importantes na construção da história da nossa universidade.

O evento contou com a presença de representantes de toda a comunidade acadêmica da UESPI. A transmissão teve a apresentação de mensagens de todos os campi, presença da Administração Superior, lançamento do Manual de cerimonial e protocolo para eventos, a primeira edição da revista UESPI em Pauta, com reportagens das ações extensionistas da instituição e o ebook Memória UESPI, que conta a história dos nomes de personalidades e eventos dados aos 12 campi da universidade nas cidades de Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Piripiri, Picos, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí.

O reitor falou sobre o impacto da UESPI no Piauí e Brasil

“Muitas pessoas cresceram, traçaram seu destino, mudaram de vida aqui na Universidade Estadual do Piauí. Hoje nesses 35 anos, reúne histórias de luta e dedicação!”, assim definiu o reitor Evandro Alberto, que acompanhou a evolução da nossa universidade de perto.

A vice-reitora Rosineide Candeia relembrou das pessoas que já passaram pela nossa universidade e hoje não estão mais entre nós. “Pela UESPI já passaram pessoa que foram e ainda são fundamentais para a construção dessa história de sucesso e determinação! Hoje algumas delas infelizmente nos deixaram, mas fica a nossa homenagem e lembrança boa que sempre estarão vivos na nossa memória”, ressaltou

A vice-reitora homenageia os que já se foram

UESPI e trabalho: Pró-reitores falam sobre o trabalho para melhoria do ensino na UESPI

Além da fala da Administração Superior, na ocasião os pró-reitores também destacaram como a UESPI tem transformado a educação no Piauí.

O pró-reitor de Planejamento e Finanças da UESPI, Raimundo Isidio, destaca o quão revolucionário tem sido fazer parte de uma instituição que preza pelo aluno e toda a comunidade acadêmica. “Hoje contamos com serviços de apoio ao estudante em que criamos caminhos para que ele continue na luta pela graduação. Temos a criação dos auxílios universitários e bolsas que são essenciais nessa formação”.

A professora Eliene Pierote, pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) acrescenta sobre a oferta de programas e extensões que oportunizam ao estudante ter uma formação completa. “A UESPI, através da PREX, se preocupa em atender e realizar ações que atendam a comunidade em geral. A UESPI olha para o passado, faz acontecer cotidianamente o seu presente e caminha vislumbrando dias melhores no futuro, por meio de uma gestão que foca na dimensão humana”, apontou.

Representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Ailma Nascimento, que também atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), também participou do evento. “Hoje a UESPI se estende de norte ao Sul do Piauí, através do ensino, extensão, pesquisa e pós-graduações oferece e produz conhecimento através de profissionais qualificados. Através disso, tem-se o desenvolvimento do próprio estado do Piauí”, disse.

“Reformas e melhorias nas condições físicas, aquisições de novos laboratórios, promoção da extensão da graduação, cursos presenciais e à distância de qualidade, docentes qualificados, esses são alguns dos pontos importantes para o sucesso da nossa instituição. Desejo sempre o crescimento da nossa IES e que possamos construir essa história juntos”, afirmou a docente Nayana Pinheiro, Pró-reitora da PREG.

Já o pró-reitor da PRAD, Pedro Soares Júnior, acrescentou que são 129 cursos de graduação com oferta nos 12 campi no Piauí. Ressaltou o papel da UESPSI como uma instituição de ensino inclusiva e fundamental para a formação educacional do estado.

“É uma ação múltipla de todos os que fazem parte da comunidade acadêmica que tem construído muitos resultados. Durante a pandemia nos reinventamos e conseguimos ultrapassar as barreiras. Hoje estamos aqui! Parabéns uespi!”, conclui o professor.

Os Pró-reitores Adjuntos de Ensino e Graduação (PREG) e da Pró-Reitoria de Administração e Recursos Humanos (PRAD) estiveram presentes na celebração.

Além dos  Reitoires e Pró-reitores, a Assessoria de Comunicação da UESPI, preparou uma mensagem em vídeo dos diretores de cada campi. Confira o vídeo:

Lançamento de livros

Na cerimônia a UESPI também lançou materiais em alusão ao aniversário da IES. São esses: Memória UESPI, realização da egressa da UESPI e Coordenadora de conteúdo da Ascom, Valéria Soares; Uespi em Pauta, revista de toda a equipe da Ascom e o Manual: Cerimonial e Protocolo para eventos da UESPI.