UESPI TECH: Registros de Angiospermas do Parque Nacional da Serra da Capivara

Por Clara Monte

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Ariston Dias Lima, promove o Projeto “Registros de Angiospermas do Parque Nacional da Serra da Capivara“. A iniciativa recebe suporte financeiro do edital PROP/NIT/UESPI 015/2023 (UESPI-TECH), que tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo e a inovação em diversas áreas do conhecimento.

Pityrocarpa moniliformis

Esta ação em especifico tem como coordenadoras as professores Janilde de Melo, Maria Fernanda da Costa Gomes e Solrany Carla. Para a professora Janilde de Melo o principal objetivo do projeto é  catalogar e analisar as espécies vegetais encontradas na região da Serra da Capivara, no Piauí.

Coordenadora do projeto, Janilde de Melo, em campo

“Temos o intuito de despertar nos nossos alunos a capacidade de pesquisa e extensão, como também adquirir conhecimento nas áreas envolvidas do projeto. Sendo muito importante, pois vai trazer conhecimento e aprendizado para os discentes e sociedade no geral a partir da hora que esses dados serem divulgados.”

Para o aluno participando do projeto, Gabriel Neves Dias,  o que o motivou em participar desse projeto foi o poder conhecer a biodiversidade vegetal da região da serra da capivara, além de adquirir novos conhecimentos que serão importantes na sua formação acadêmica.

Cordia rufescens

“O principal objetivo desse projeto é identificar e coletar essas plantas (angiospermas) que ocorrem na região da Serra da Capivara, além de poder conhecer as plantas que apresentam potencial para a produção de goma e verificar se essas gomas têm potencial de toxicidade frente a experimentos de artêmia salina. Minha participação está inserida na coleta e identificação dessas plantas. Esse projeto contribuiu e contribuirá bastante na minha vida acadêmica, pois me ajudou a obter conhecimentos específicos sobre plataformas de pesquisa, como a flora do Brasil, gbif etc., para identificar essas plantas. Já tinha um grande gosto pela botânica e, devido ao projeto, pude me aproximar mais um pouco desse ‘mundo’ da botânica”.

Xiquexique gounellei

Mais registros do projeto:

Ptirocarpa moniliformis

Ipomoea nil