UESPI TECH: Projeto de Blockchain para Certificação de Hidrogênio Verde

Por: Cássio Sousa

Um projeto de implementação e avaliação de aplicações baseadas em blockchain para a rastreabilidade e negociação de hidrogênio verde está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia de Software da Universidade Estadual do Piauí, no campus Prof. Antônio Giovani Alves de Oliveira, em Piripiri.

O Laboratório de Engenharia de Software iniciou os trabalhos em 2018 e atua de forma virtual, tendo como seu principal objetivo a educação contínua, pesquisa e extensão em engenharia de software e sistemas.

O projeto é liderado pelo Professor Alcemir Santos e conta com as colaborações dos Professores Fábbio Anderson Borges e José Vigno Moura, que, junto com sua equipe composta por docentes do curso de Engenharia de Software, têm o objetivo de avaliar e rastrear as negociações de hidrogênio verde por meio da tecnologia blockchain, um mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa.

Coordenador do projeto, Professor Alcemir Santos.

Segundo o docente, os projetos da Hyperledger (uma estrutura de blockchain que executa contratos inteligentes chamados de chaincode, escritos em Go) e a rede Ethereum (uma blockchain que permite a transferência de criptomoedas entre indivíduos sem a necessidade de uma terceira parte) devem ser usados para a implementação dos contratos inteligentes.

“Esperamos que o protótipo desenvolvido permita certificar a origem do hidrogênio gerado, bem como as transações feitas com o hidrogênio pelas partes interessadas”, relatou.

O principal ganho do projeto é garantir que o hidrogênio tenha origem verde, bem como todas as possíveis certificações que o mesmo pode adquirir no processo de produção e transporte, que podem ser várias.

“Por exemplo, quem produz ou manuseia o hidrogênio registra na solução os dados sobre o hidrogênio; enquanto quem compra verifica a veracidade das informações antes de quaisquer transações para garantir que a compra daquele hidrogênio vá ao encontro dos objetivos de descarbonização do comprador”, explicou o discente.

O Professor ainda ressalta que não faz parte do projeto medir os impactos ambientais e socioeconômicos, uma vez que a implantação do protótipo em um ambiente real de produção de hidrogênio está fora do foco do projeto, embora este seja o próximo passo após o término do projeto.

Discente participante do projeto, Luiz Gustavo.

O aluno participante do projeto, Luiz Gustavo Araújo Gomes, relata que sua inserção no projeto foi através de um histórico de trabalhos ao lado do professor, que resolveu apresentar-lhe mais detalhes sobre o programa. Segundo ele, participar desse projeto auxilia em um maior aprendizado sobre o mercado e os modelos de negócios presentes.

“A importância de participar de um projeto como esse é poder adquirir uma bagagem sobre o assunto, compreender o modelo de negócio e ter um entendimento mais técnico. É um período de bastante aprendizado. Isso contribui significativamente para a minha formação, é um assunto que tem ganhado cada vez mais visibilidade e tem potencial para se tornar um grande mercado no futuro”, ressaltou o discente.

Aluno participante do programa, Vitor Jarrel.

Para Vitor Jarrel, aluno participante do programa, o projeto contribui não somente nos seus estudos sobre blockchain, mas também agrega muito em sua carreira, tendo em vista a alta demanda de profissionais nesse mercado.

“Conseguindo desenvolver esse projeto, ele poderá diminuir os custos na negociação da energia limpa, fazendo com que seja um processo mais simples de ser executado. Assim minha carreira científica vai se beneficiar com esse projeto, visto que as pesquisas sobre energia limpa são sempre muito importantes nos dias atuais”, enfatizou o aluno.

O Programa recebe suporte financeiro do edital PROP/NIT/UESPI 015/2023 (UESPI-TECH), que contempla 20 projetos, cada um com um orçamento individual limitado a 25 mil reais. Esses projetos estão vinculados aos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e certificados pela PROP, garantindo uma base sólida de excelência científica.

O UESPI-TECH tem como principal objetivo impulsionar o empreendedorismo e a inovação em diversas áreas do conhecimento. Além de fomentar a pesquisa na Universidade Estadual do Piauí, a iniciativa visa contribuir significativamente para o desenvolvimento do estado.