UESPI TECH: projeto cria Software para Estudo de Radiografia Digital

Por João Fernandes

O projeto “Odontologia Digital: desenvolvimento de Software para Estudo de Radiografia Digital” foi um dos projetos aprovados no Edital Uespi TECH, recebendo um aporte financeiro de 25 mil reais que devem ser utilizados para criação de uma ferramenta para arquivamento de imagens radiográficas de pacientes atendidos na Clínica Escola de Odontologia, do Campus de Parnaíba.

Levando em consideração que a radiologia odontológica passou por uma atualização de tecnologia, onde a radiologia analógica foi substituída pela radiologia digital, com novos sistemas disponíveis, diferentes formas de obtenção da imagem, superior qualidade de imagem, diferentes modos de utilização da manipulação e armazenamento da imagem.  O projeto se propõe a desenvolver, em um período de um ano, software para arquivamento de imagens radiográficas e material para estudo de anatomia radiográfica odontológica em alta qualidade.

Segundo a professora Ângela Ferraz, coordenadora do projeto, a odontologia digital já é uma realidade e dentre esses avanços tecnológicos, proporcionando vantagens tanto para o paciente,  com menor uso de radiação ionizante, bem como para os acadêmicos.

“Com os avanços, estamos trazendo à clínica de odontologia tecnologias de ponta, possibilitando,  planejamentos e diagnósticos mais ágeis  e com menor possibilidade de erros, tão comuns quando são realizados processamentos de imagem analógica”, destaca.

Os recursos do Edital UESPI TECH devem financiar a aquisição de equipamentos como sensores e aparelhos de Raio X, além da criação de um aplicativo onde os alunos alimentarem o sistema com radiografias de pacientes atendidos na clínica escola.  Professores e alunos colaboradores também poderão ter acesso à ferramenta alimentando o sistema com as imagens selecionadas para estudo de anatomia odontológica.

Os docentes Ângela Ferraz e Carlos Falcão são coordenadores do Projeto

Segundo o Prof. Dr Carlos Alberto Monteiro Falcão, coordenador, o projeto deve otimizar os estudos sobre odontologia e trazer novas perspectivas sobre os processos de radiografia digital. “Trata-se de uma ferramenta interativa que irá contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de imagem.  Vale ressaltar que essa tecnologia contribui para a agilidade e qualidade das radiografias odontológicas, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, uma vez que não há necessidade de utilizar substâncias químicas para o processamento das imagens”, destaca.

Ainda de acordo com o coordenador, além de modernizar todos os procedimentos realizados, os recursos do edital UESPI TECH ajudam a fomentar as atividades da clínica. “Com  recursos do Edital foi possível adquirir um sensor digital e um aparelho de radiologia digital que permitem a aquisição de imagens radiográficas imediatas sem a necessidade de processamento químico”, pontua.