UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI sedia pela primeira vez Congresso da FIEPS e fortalece a Educação Física no Piauí

Por Jésila Fontinele

Pela primeira vez, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) sedia o Congresso da Federação Internacional de Educação Física (FIEPS), que promove o 17º Encontro Interdisciplinar: Descobrindo caminhos através da música, das atividades físicas, recreativas e cognitivas, além do XVII Congresso Piauiense Científico da FIEPS, com o tema integrado: Tecnologia, movimento humano e inteligência artificial na Educação Física. O evento acontece entre os dias 19 e 21 de junho, no setor 21. 

O momento que promove aprendizados, reflexões e discussões sobre temas ligados à Educação Física e áreas afins,  conta com uma equipe de professores e alunos na organização, que desempenham funções de grande importância para a sua realização. O coordenador Galba Coelho destacou que o congresso já foi sediado no SESC e em outras universidades, e mencionou o desejo de trazê-lo para a UESPI,  objetivo esse concretizado no 17º Encontro, com diversas atividades realizadas no Setor.

 O aluno João Guilherme, do 6º período, que faz parte da organização, ressaltou a alegria de participar de um evento tão importante para a área da Educação Física, sediado pela primeira vez na Universidade. “ Fico muito grato de ter sido escolhido pela coordenação para auxiliar os palestrantes e os estudantes. O FIAPS está acontecendo aqui pela primeira vez e conta com mais de 100 alunos vindo do interior do Piauí e alguns outros participantes aqui da nossa universidade, do Campo Socorro Neto. E é enriquecedor para o currículo deles, para o nosso currículo no geral e é uma oportunidade muito boa”,  concluiu o estudante.

 

A professora Yula Meneses, Delegada Adjunta da FIEPS, destacou as funções da equipe de organização do evento, ressaltando que o professor Galba Coêlho, também Delegado Adjunto, foi responsável por conseguir o espaço físico necessário para viabilizar o congresso. Já o professor José Carlos, Delegado Regional da FIEPS no estado do Piauí, ficou encarregado da divulgação e trouxe comitivas de diversos municípios, como Barras, Codó e Floriano. “Então, a FIEPS trabalha em conjunto com professores e alunos, realizando um congresso sem fins lucrativos. A IMAPCTA, nossa grande parceira, junto com o Governo do Estado do Piauí, tem contribuído para que este congresso ganhe reconhecimento ano após ano, crescendo e aumentando o número de profissionais que participam e se capacitam conosco”, afirmou a professora.

Com a realização do congresso na UESPI, a FIEPS reafirma seu compromisso com a promoção do conhecimento, da integração acadêmica e do fortalecimento da Educação Física no estado do Piauí. A participação ativa de estudantes, professores e instituições parceiras demonstra o potencial transformador de eventos como este, que não apenas capacitam profissionais, mas também inspiram novas práticas e perspectivas para o futuro da área.