Por Danilo Kelvin
A Universidade Estadual do Piauí recebeu um simulador solar que integra a estrutura de acreditação do laboratório NURFPEPI, em uma ação viabilizada por parceria com o Inmetro, apoio do IMEPI e doação da Soollar Distribuidora. O equipamento, com cerca de uma tonelada, fortalece a capacidade da UESPI de realizar ensaios técnicos em sistemas fotovoltaicos no estado.
Os equipamentos que compõem o laboratório de acreditação do NURFPEPI somam um investimento total estimado em R$ 1,5 milhão, ampliando a capacidade da UESPI de desenvolver pesquisas, realizar ensaios e oferecer serviços técnicos na área de energias renováveis no Piauí.
O simulador permitirá que o laboratório passe a realizar testes de qualidade em módulos fotovoltaicos, de acordo com os padrões exigidos pelo Inmetro, fortalecendo o desenvolvimento tecnológico do setor de energia solar no Piauí.

Durante a entrega do equipamento, o reitor da UESPI, professor doutor Evandro Alberto, destacou a importância da parceria que viabilizou a chegada da máquina à universidade.
“Nós estamos aqui na Universidade Estadual do Piauí recebendo hoje a máquina de acreditação do laboratório do NURFPEPI. Vai ser uma parceria com o Inmetro, com apoio do IMEPI e uma doação da Solar Distribuidora, sediada em Goiânia. Essa máquina pesa em torno de uma tonelada, então foi toda uma logística para descarregar. A gente conta com o apoio da Solar Distribuidora, que é uma grande parceira, uma das empresas mais importantes do país, atuando em todo o Brasil e aqui no estado do Piauí. Eu estou recebendo a nota fiscal desse equipamento e nós já vamos fazer o contato com o Inmetro em Xerém para fazer as qualificações necessárias. Nós já temos um termo de cooperação e um convênio com o Inmetro e, a partir dessas práticas, vamos poder fazer essa acreditação”, explicou.

Foto ASCOM UESPI – Danilo Kelvin
O professor Patrese Quelemes destacou o impacto do novo laboratório para o estado.
“Vai ser o primeiro laboratório do Norte e Nordeste, o que demonstra um salto fundamental, principalmente no nosso estado, que é referência em energias renováveis. Isso vai contribuir de suma importância para elevar a qualidade dos serviços técnicos que antes eram realizados em outro estado”, afirmou.
O professor Marcelo Máximo explicou como o equipamento será utilizado.
“Aqui a gente vai simular realmente como ocorreria na vida real, as situações mais graves que podem acontecer. Então a acreditação nós vamos fazer aqui dentro, tecnologia pura e aplicada dentro do Piauí, dentro da Universidade Estadual do Piauí”, disse.
